Padre Ivo aos paroquianos de Nossa Senhora Aparecida, em Crato: “Vocês são meu novo presente”

Compartilhe:

“Estou para servir onde a Igreja me pede. Quero agradecer a Dom Gilberto por ele ter me dado este novo presente: formar uma verdadeira família com vocês. O meu objetivo é, justamente, ser um filho de Nossa Senhora Aparecida entre vocês, trabalhando e rezando com vocês. Assim resumo minha missão aqui: vim para pregar o Evangelho, celebrar a Eucaristia, com dignidade e amor, e levar todos para Cristo”. Essas foram as palavras do Padre Joaquim Ivo, apresentado nesta terça-feira, dia 2, como novo pastor da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no Bairro Batateira, em Crato. Após nove anos dedicados à Paróquia São José, em Missão Velha, ele agora assume a tarefa de dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo Padre Paulo Borges, transferido para a Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte.

O início do Ministério Pastoral do Padre Ivo junto à comunidade da Batateira foi marcado por calorosa acolhida, motivada, na maior parte das vezes, pelo próprio sacerdote, que arrancou sorrisos e aplausos da assembleia pela espontaneidade e bom humor que lhe são característicos. A Santa Missa que o apresentou, oficialmente, ao povo foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana, concelebrada por padres das paróquias cincunvizinhas, dentre os quais estavam o Padre Rocildo Alves, chanceler da Cúria Diocesana, responsável pela “Leitura do Decreto de Nomeação do novo Pároco”, e o Padre José Ricardo, vigário da Forania I, e comentarista da celebração (explicando cada rito: entrega das Chaves da igreja, do sacrário, do Livro dos Evangelhos e de diversos instrumentos para bem desempenhar a missão de pároco).

<< Foto 1: O zelo da Igreja Matriz para receber seu novo pastor; Foto 2: Padre Rocildo lê o Decreto de Nomeação; Foto 3: Entrega do Livro dos Evangelhos, do qual o padre foi constituído mensageiro. >>  

“Alegra-me este momento, sobretudo, por saber que a agenda do novo pároco de vocês está lotada. Cada dia ele vai almoçar na casa de uma família. Isso é bom. Demonstra o quanto ele quer se aproximar de todos. Quem sabe, um dia, até eu venha participar desse almoço “, disse Dom Gilberto, na homilia.

Com o Padre Ivo, estará também o Padre José Eliomar, que, após anos dedicados à Paróquia de Milagres, passa a conduzir a Área Pastoral de Santa Fé, distrito de Crato. Segundo o bispo, a ideia é que os dois formem “uma comunidade sacerdotal”, trabalhando e planejando juntos a missão pastoral.

<< Foto 1: Padre Ivo faz juramento de fidelidade diante do bispo e de toda assembleia; Foto 2: Recebimento das chaves da Igreja Matriz; Foto 3: Padre Ivo asperge a assembleia com a espontaneidade que lhe é própria. >>

Legado

Durante os nove anos em que esteve à frente da Paróquia São José, em Missão Velha, Padre Ivo desenvolveu fecundos trabalhos pastorais, entre eles a criação de 33 comunidades, dez setores missionários, vinte e nove pastorais e movimentos, trinta e seis templos instalados. Some-se a tudo isso, ainda, o incentivo às vocações sacerdotais, diaconais e religiosas: quatro diáconos permanentes (mais três aspirantes a esse ministério), cinco seminaristas diocesanos, quatro religiosas professas, uma postulante à vida religiosa e inúmeros leigos consagrados. Ele também foi o responsável por trazer a Congregação das Irmãs Guanellianas, e a reorganizar a Festa de São José.

<< Foto 1: Assembleia lotada para receber novo pároco; Foto 2: Dom Gilberto junto aos padres concelebrantes; Foto 3: Dom Gilberto ladeado pelos padres Joaquim Ivo (à esquerda) e José Eliomar.>>

Por Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação, com colaboração de Wandemburgo Santana

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts