Para celebrar a vida e o amor: ECC realiza IX Sempre Encontrando

Compartilhe:

“Família evangelizada é centro de humanidade”. Foi com esse tema que a coordenação diocesana do ECC (Encontro de Casais com Cristo) realizou o IX Sempre Encontrando. O evento, que aconteceu neste domingo, dia 17, em Crato, foi uma oportunidade para os casais celebrarem um dia de confraternização, oração e reencontro com os demais, segundo o Padre Francisco das Chagas Alves, diretor espiritual do movimento. “O ECC é uma grande força pastoral e de testemunho em nossas paróquias, em prol da família. E este ano nós tivemos mais engajamento por parte deles”, avaliou.

Para reforçar toda essa celebração da vida, do amor e da espiritualidade, o evento ainda contou com Santa Missa presidida por Dom Gilberto, bispo diocesano. Na homilia, ele lembrou que o casal “precisa crescer sempre junto, melhorando o relacionamento, criando uma área livre de entendimento, onde haja compreensão, diálogo. E, nesse diálogo, perdão e amor”. Mas isso só é possível – enfatizou – se o casal se deixar guiar “pelo Espírito Santo de Deus”, conforme a exortação do profeta Isaías na primeira leitura (cf Is 61,1-2a.10-11).

Depois, recordando a primeira Encíclica do Papa Francisco, “A alegria do Evangelho”, fazendo paralelo com a segunda leitura (cf 1Ts 5,16-24), pediu aos casais para demonstrarem alegria na convivência familiar, na comunidade, junto às pastorais e aos demais movimentos presentes em suas respectivas paróquias. Assim – disse Dom Gilberto – todos os casais também vão querer experimentar dessa mesma alegria”. Viver a alegria, rezar sem cessar, dar graças em todas as circunstâncias – pedidos presentes na leitura – é outro ponto a ser observado pelos casais, segundo o bispo. Sobre a atual situação em que vive a sociedade, Dom Gilberto também alertou quanto às ideologias e às leis que prejudicam a sacralidade da vida e da família.

Para saber mais sobre o ECC

O casal coordenador do ECC na diocese de Crato, Julio César e Maria Verônica, reforçam que a missão do movimento, sobretudo neste ano do laicato, é engajar-se no serviço da paróquia, mas também ser, cada vez mais, “Igreja doméstica”.

O Encontro de Casais com Cristo é um serviço da Pastoral Familiar, que nasceu em São Paulo,  em 1970, e hoje está presente em todo o Brasil, em vários países na América e também na África. Nasceu da inquietação do Padre camiliano Alfonso Pastore (08.11.1932 – 17.03.2000), no sentido de proporcionar pistas para que os casais pudessem se reencontrar com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo.

Uma noite, após pedir inspiração a Deus na Liturgia das Horas, Pe. Alfonso Pastore passou horas escrevendo e,ao final, viu-se diante do ECC. Após receber autorização do Arcebispo de São Paulo, realizou, em abril daquele ano de 1970, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Pompéia, o 1º Encontro de Casais da Igreja Católica.

Feito por casais, a dinâmica do ECC consiste em reunir durante um final de semana um grupo de casais com o intuito de contribuir para que as famílias vivam melhor seu casamento, auxiliando-as no relacionamento marido-mulher e no relacionamento com seus filhos.

Por trás do ECC existe a preocupação em manter vivos nas famílias os valores humano-cristãos como gratuidade, relacionamento, união familiar e oração, sob pena de falência da própria família, da sociedade e da Igreja.

Por Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts