A missão continua e encerrando o ano centenário da Diocese de Crato Dom Fernando Panico ordena mais três novos padres

Compartilhe:

Nas proximidades do encerramento do ano jubilar pelo primeiro centenário da Diocese de Crato, o bispo diocesano, Dom Fernando Panico, ordenou nesta quarta- feira, 15, às 16h, na Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato- CE, os diáconos Damião da Silva Peixoto, José Vicente dos Santos e Pedro André Bitú Bezerra com o Sacramento da Ordem. Participaram da celebração padres da Diocese de Crato e de outras Dioceses, familiares e amigos dos ordenandos e fiéis das comunidades paroquiais.

O diácono Damião, encaminhado pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Juazeiro do Norte, diácono José Vicente, pela Paróquia São José do Limoeiro de Juazeiro do Norte, e diácono Pedro André, pela Paróquia São Raimundo Nonato de Várzea Alegre, exerciam missão pastoral na Paróquia Imaculada Conceição em Mauriti, Paróquia São Francisco das Chagas de Baixio e Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Brejo Santo, respectivamente.

Sacerdotes no momento da oração consecratória. (Foto: Patrícia Silva)
Sacerdotes no momento da oração consecratória. (Foto: Patrícia Silva)

Dom Fernando disse se sentir muito feliz por estar realizando estas ordenações dentro do centenário diocesano, pois, para ele, isso demostra a fecundidade da igreja e o florescer de vocações. “Vejo estes novos padres como um presente para nossa Diocese centenária. Nunca esqueçam que a comunidade cristã nasce de Cristo morto e ressuscitado e que vocês são chamados a cuidar com zelo pastoral da videira que é o povo do Senhor”, disse. O bispo ressaltou a importância de se exercer a vocação sacerdotal com compromisso e em unidade com a igreja, para que o presbítero seja presença afetiva e efetiva do amor de Deus.

Após passar pelo amadurecimento proporcionado pela vivencia no propedêutico, estudos de Filosofia e Teologia, como também as missões pastorais e formações humano- afetiva o diácono Damião afirmou que “o sacerdócio não é uma conquista pessoal, mas um dom. A nossa vida está no coração de Cristo o Bom Pastor, pois foi Ele que nos escolheu primeiro, portanto a ordenação não é uma festa de formatura, mas uma doação de nossa vida pelo próximo”.

Da esquerda para direita: Pe. Cézar Casseta, Pe. Adalto Filho, Pe. José Vicente, Dom Fernando Panico, Pe. Pedro André, Pe. Damião e Pe. José Adelino. (Foto: Patrícia Silva)
Da esquerda para direita: Pe. Cézar Casetta, Pe. Adalto Filho, Pe. José Vicente, Dom Fernando Panico, Pe. Pedro André, Pe. Damião e Pe. José Adelino. (Foto: Patrícia Silva)

Para o diácono José Vicente, o padre é um instrumento da graça e misericórdia de Deus o que faz com que o compromisso assumido com a ordenação presbiteral se torne um compromisso de amor. “Esse é um momento singular”.

Depois de realizado o ritual da ordenação os novos padres foram encaminhados para exercerem sua missão neo- sacerdotal. Pe. Damião, como vigário paroquial da Paróquia Imaculada Conceição, em Mauriti, Pe. José Vicente, vigário paroquial da Paróquia São Francisco, em Salitre, e o Pe. Pedro André, vigário paroquial da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Brejo Santo.

A ordenação sacerdotal está sendo realizada dentro da Semana Eucarística Diocesana, onde todas as paróquias estão se preparando espiritualmente para o encerramento do centenário diocesano, que acontecerá com celebração solene dia 19, às 17h, na Catedral Nossa Senhora da Penha.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts