Betânia, o lugar sagrado que, outrora, acolheu e cuidou de Jesus, é o ponto de partida do Encontro Diocesano da Pastoral da Juventude – EDPJ – que segue até este domingo (19), na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Juazeiro do Norte. A intenção é “estreitar os laços e planejar o amanhã”. Participam deste momento jovens vindos das cinco regiões forâneas da Diocese de Crato e também da Diocese de Crateús.
A programação conta com momentos de oração, palestras, dinâmicas, partilhas e vivências. O encontro também serve para o compartilhamento de experiências que evidenciam avanços na participação juvenil, visando à construção de uma rede de jovens evangelizadores, como a estudante Lucineide Sampaio, de Quitaiús, que desafiou a família protestante, para estar no EDPJ.
Na manhã deste sábado, o bispo diocesano, Dom Gilberto, esteve presente no encontro. Ele conversou com alguns grupos sobre a importância da fé e protagonismo juvenil na Igreja, além de deixar lições para serem observadas no dia a dia: “Nós somos Igreja, somos pastoral, por isso devemos levar a proposta de Jesus àqueles que, dentro da sociedade, estão escanteados, estão esquecidos. A gente, pensando junto, a gente constrói e modifica a nossa realidade, a começar por nossos municípios e nossos bairros”, disse ele, deixando, em seguida, um questionamento: “Como ser presença na vida daqueles que estão sendo levados por outros caminhos?”
Fotos e texto: Patrícia Mirelly, Assessoria de Comunicação









