Aconteceu na noite desta 5ª feira, 25, a solenidade de entronização da réplica da imagem histórica de Nossa Senhora da Penha, na Área Pastoral Santa Teresinha do bairro Alto da Penha, em Crato- CE. Como a capela de Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira da Área Pastoral, encontra-se em fase de conclusão, a missa de recepção da imagem Virgem da Penha foi celebrada na área contígua ao templo que contou com a participação de dezenas de fiéis.
A imagem de Nossa Senhora da Penha foi conduzida pelo Chanceler da Diocese, Armando Lopes Rafael, ladeado pela representação do Terço dos Homens do Alto da Penha, que é composto por cerca de 60 homens. O vigário-paroquial, padre Arileudo Machado, aproveitou a solenidade para anunciar a conclusão de implantação do novo piso de cerâmica porcelanizada na capela do bairro. Segundo padre Arileudo, na próxima semana, por ocasião do tríduo em homenagem Santa Teresinha, Padroeira do Alto da Penha, será iniciado o forro interno do templo religioso. Até o final do ano a mais nova capela católica de Crato deverá estar concluída para receber a bênção de inauguração do bispo diocesano, Dom Fernando Panico.

A história do bairro
Recentemente a historiadora Ana Rosa Dias Borges lançou um livro resgatando a história do Alto da Penha. Este bairro começou a ser povoado na década 40 do século passado e seus moradores eram oriundos das classes menos favorecidas economicamente. A mudança para o nome Alto da Penha, por exemplo, foi sugerido pelo então Cura da Catedral de Crato, monsenhor Rubens Gondim Lóssio, um dos evangelizadoras da população daquela região citadina de Crato. Depois disso, a população iniciou a construção de uma pequenina capela, a mesma que foi agora totalmente reformada e ampliada pela população do bairro e está prestes a ser inaugurada. O Alto da Penha é hoje um bairro revitalizado urbanisticamente, com bom índice de crescimento econômico, e é habitando pela chamada “classe C”.





