Encontro Diocesano da Pastoral do Dízimo apresenta ações desenvolvidas no semestre

Compartilhe:

O bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana, participou de reunião neste sábado (22/07) no auditório da Sé Catedral sobre as ações da Pastoral do Dízimo – ou da Partilha – desenvolvidas durante o semestre. O encontro teve representantes da pastoral nas paróquias e na diocese.

Na pauta, estiveram em discussão o balanço dos encontros forâneos (realizados para estudos do Documento 106 da CNBB, a apresentação do Plano Pastoral Diocesano – PPD), prestação de conta das paróquias e a partilha sobre a experiência no Conadiz (Congresso Nacional da Pastoral, acontecido em São Paulo).

Durante este semestre a prioridade foi despertar nos fiéis a consciência de que a pastoral é uma importante força evangelizadora. “Para nós chegarmos aqui, nós percorremos toda a diocese. A pastoral, antes de ser administrativa, ela é também bíblica e catequética”, considerou Marizalva Tavares, da equipe diocesana.

(Econtro teve representantes da pastoral nas paróquias e na diocese. Foto: Patrícia Mirelly)

Neste sentido, as avaliações também serviram para o fortalecimento e melhoria das ações pastorais. “A Pastoral do Dízimo vai além de prestação de contas, economicamente, mas é também partilha, iniciativas, para ver as diversas dimensões e como aplicá-las nas paróquias. E são nesses encontros que a gente vai partilhando os nossos avanços e também as nossas dificuldades”, pontou Dom Gilberto.

Essas dimensões estão ligadas às despesas com celebrações (dimensão religiosa), ajuda aos mais necessitados (dimensão social) e despesas com a Evangelização fora dos limites da comunidade (dimensão missionária).

Para o padre Arnaldo Pereira, pároco da recém-criada Paróquia de São Francisco, em Brejo Santo, é importante transmitir que o dízimo deve gerar, mais do que compromisso, testemunho.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts