A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, localizada no distrito Palestina, município de Mauriti- CE, festeja em 2017 o jubileu dos dez anos de sua criação, que será celebrado dia 30 de dezembro. Para isso toda uma programação está sendo vivenciada e dentre elas está a festa do padroeiro que teve início dia 16 de junho e segue até o dia 26.
O novenário, que tem como tema “Coração de Jesus, fonte de vida e santidade”, foi presidido ontem, dia 22, pelo bispo da diocese de Crato, dom Gilberto Pastana. Membros das comunidades, pastorais e movimentos da paróquia preencheram todos os bancos da Igreja Matriz.
Em sua palavra, o bispo ressaltou a importância da festa do padroeiro para a comunidade paroquial e falou da contribuição que cada um tem que dar para a construção do Reino de Deus. “Nesses festejos [do Coração de Jesus] é tempo de compromisso, de convivência. Nós vivemos numa sociedade corrupta, mentirosa, violenta, individualista, consumista. Essas são características da sociedade em que nós vivemos, bem diferente do Reino de Deus, que é o reino da igualdade, da justiça, da fraternidade. Venha esse Reino [de Deus] e faça acontecer! Mas venha, também, através do nosso esforço. Não podemos ficar de braços cruzados esperando que chegue. Ele vai ser construído na minha vida, na vida da comunidade. Esse vir, não é só esperar. Mas é, também, fazer acontecer. Trabalhar para que este Reino aconteça. Mas, para que tudo isso aconteça, é necessário que a vontade de Deus seja feita”, disse.

De acordo com o pároco, padre Cícero Caboclo, o fato de a festividade ter sido inserida na programação do jubileu paroquial deu ainda mais relevância a dimensão espiritual e missionária. “Eu estou percebendo uma festa diferenciada. Os fiéis estão mais entusiasmados, participando melhor, estão mais motivados para celebrar, sobretudo em ação de graças pelos dez anos de criação de nossa paróquia. Todas as manhãs têm caminhadas e cafés comunitários, a tarde rezamos o terço da divina misericórdia, depois temos adoração ao Santíssimo Sacramento e a bênção, e a noite novena e missa”, informou.
A programação do jubileu paroquial teve inicio em janeiro e tem com compromisso fortalecer a dimensão religiosa e espiritual dos fiéis. Missões nos setores, articulação para que todas as famílias celebrem a renovação ao Sagrado Coração de Jesus e confraternização pelos setores, devem serem realizadas até dezembro.

Pai- Nosso
Durante a homilia, dom Gilberto destacou a importância de compreender a oração do Pai- Nosso, e praticá-la no dia-a-dia. Segue trechos da homilia:
“No ‘Pai-Nosso’, a gente reza ‘Seja feita a Tua vontade’, não a minha, não a nossa. E essa vontade ela tem de ser feita na terra, como é no céu, ou seja, a terra é que tem de imitar o céu. Não o contrário. Nós não somos cidadãos da terra. Nós somos cidadãos do céu. O nosso caminhar é para o céu, é para Deus.
‘O pão nosso de cada dia’: nós vivemos numa sociedade que não tem esse pão ou, se tem, estraga. Pai-Nosso nos dá o pão de cada dia;

‘Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido’: Porque Deus me ama, porque Deus me perdoa, eu sou capaz de perdoar o meu irmão. E não o contrário. Quando eu experimento esse perdão, eu sou capaz de perdoar. O “Pai-Nosso” é uma oração vivenciada, experimentada. Então, porque o Senhor nos perdoa, eu posso perdoar.
‘Não nos deixeis cair em tentação’: A tentação é diabólica. Por isso é bom pedir: Dai-me, Senhor, um coração santo, um coração obediente, um coração imaculado.
‘Livrai-nos do mal’: Qual é o mal que nós pedimos ao Pai pra Ele nos livrar? O mal de desviar o caminho; o mal que substitui Deus pelo dinheiro, pelo poder. O mal de não ser teu discípulo.
Nesse festejo, renova, Senhor, a minha vida, todos os meus pensamentos. Que eu receba a oração do ‘Pai-Nosso’ para que ele se torne concretude em nossa vida. E peçamos ao Pai, para que Ele nos dê um coração como Ele ensinou os seus discípulos a rezar.”





