Debater, ouvir, explicar, responder, tirar dúvidas. A constituição do Conselho Pastoral Paroquial (CPP) exige tudo isso por se tratar de um tema urgente e necessário.
Integrante da Pastoral do Dízimo, Caroline Saraiva participou ativamente de um momento formativo, realizado na Área Pastoral Imaculada Conceição, em Santa Fé, distrito de Crato, na noite desta sexta-feira, dia 09.
“O nosso momento é de dar uma nova palavra e atrair, cada vez mais, as pessoas para a Igreja. Então as colocações do bispo acerca da autoavaliação, enquanto Igreja, enquanto comunidade que somos, vão fazer com que a gente consiga quebrar com as práticas viciosas e, assim, caminhar enquanto Igreja”, considerou.
O bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana, assessorou o encontro. Ele tratou, dentre outros assuntos, a necessidade de um “planejamento pastoral”, adequado à realidade e aos desafios pastorais, de modo a impulsionar e bem orientar a caminhada da Igreja, sempre em comunhão com as pastorais, os movimentos e os ministérios. “Quando a gente vive em comunidade, a gente se ajuda, a gente cresce”, lembrou.
O CPP é responsável pela organização e planejamento das paroquias para a execução dos trabalhos pastorais necessários. Seu trabalho principal é a criação do planejamento anual, fruto da avaliação do ano anterior e das orientações do Planejamento Diocesano, definindo quais eventos e com quais objetivos serão realizados ao longo do ano.
À frente da Área Pastoral de Santa Fé, padre Tarcísio Sales, ao final, lembrou aos participantes, vindos das 17 capelas, que “tudo isso é para que a gente possa crescer e melhorar, nos empenhando, cada vez mais, pela comunidade, criando comunhão”.







