Sob aplausos fervorosos no interior da Igreja Matriz, os paroquianos de Santo Antônio, em Jardim, acolheram Dom Gilberto Pastana para a celebração da quinta noite da trezena em honra ao padroeiro da cidade, neste domingo, dia 04.
Em sua homilia, refletindo sobre a Solenidade de Pentecostes, o bispo diocesano lembrou aos presentes, jubilosos com o momento festivo, que “Deus é comunidade e nos cria em comunidade”. Neste sentido, pediu aos fiéis que procurem sempre demonstrar à sociedade que um mundo comunitário é possível, se dele forem repelidos os “espíritos malignos” como o capitalismo e o relativismo. Depois, enfatizou que a principal características dos discípulos é a “missionaridade”.
Devoção
A Paróquia de Jardim, uma das mais antigas da Diocese de Crato, cultiva uma devoção fervorosa, que se renova ao longo dos mais de duzentos anos. Integrante do grupo “Legião de Maria” e participante da equipe de Liturgia, Maria da Glória Severo Gomes, conta que a festa em honra a Santo Antônio é um momento de muita espiritualidade. “Nós procuramos descobrir o que o nosso padroeiro tem a nos ensinar, e um dos seus pensamentos nos diz: ‘Em toda ação, existe uma semente de vida’”.

Talene Coelho Caboclo, que todas as noites serve ao altar como coroinha, salta de alegria ao se referir a festa. “É algo que a gente não sabe explicar. É um momento em que a gente se aproxima mais de Deus e das pessoas. E eu agradeço muito por participar como coroinha. Me sinto muito feliz por estar servindo e participando desse evento tão bonito”.
Há aproximadamente um ano e dois meses à frente da paróquia, padre Idemário Muniz confirma a fé a devoção do povo: “Desde que cheguei aqui, já deu para perceber como o povo é fervoroso e tem uma devoção, amor, inclusive, todas as missas do domingo nos cantamos o Responso [oração antiga a Santo Antônio] para suscitar, ainda mais, esse amor fervoroso”, afirmou.
A tradicional Festa de Santo Antônio começou no último dia 31, com o tema: “ Santo Antônio, fiel devoto da Virgem Maria” e segue até o dia 13, com visitas da imagem peregrina aos bairros e comunidades rurais, missas, novena em honra ao santo e procissão.






