Salve, Rainha! Cúria Diocesana encerra mês mariano com coroação de Nossa Senhora

Compartilhe:

A poucos dias de findar o mês de maio, funcionários e benfeitores da Cúria Diocesana de Crato elevaram orações e cânticos de louvor e de devoção à Nossa Senhora, Rainha do Céu, em Santa Missa presidida por dom Gilberto Pastana, na manhã desta sexta-feira, dia 26.

Símbolo expressivo de fidelidade – recordou o bispo na homilia – Maria  soube, sem medo de enfrentar o mundo, conformar a sua vontade à vontade e ao amor de Deus. À seu exemplo é que todos os cristãos são chamados.

Para selar, então, as aclamações feitas ao longo do mês, durante os exercícios marianos, feitos por todos os funcionários antes do expediente, a coroação deu-se ao som do canto “Te coroamos, ó Mãe”, composição do grupo “Vida Reluz”. O rito, que expressa o amor e a gratidão àquela que é bendita entre as mulheres, foi realizado por dom Gilberto, acompanhado da funcionária Áurea Gonçalves Pereira e do pequeno José Wilian, de dois anos.

“Coroar Nossa Senhora foi emocionante, porque me fez recordar um momento delicado que eu estou passado. Foi como se eu tivesse sido chamada para vir aqui, como se ela dissesse: ‘Confia em mim’”, revelou Áurea, com lágrimas nos olhos.

(O pequeno José coroa imagem de Nossa Senhora ao lado de dom Gilberto. Foto: Patrícia Silva)

As lágrimas também foram compartilhadas pelos demais presentes. Para Socorro Macedo, celebrar a coroação de Nossa Senhora sempre a emociona, de modo particular, porque a tem fiel intercessora a lhe valer nas precisões e nos momentos difíceis.

A celebração da coroação da Virgem gloriosa recorda Sua entrada triunfante na pátria celeste, aclamada bem-aventurada por todo o coro angélico, “sublimada até ao trono da Trindade beatíssima, que, cingindo-lhe a fronte de um tríplice diadema de glória, A apresentou à Corte celestial, assentada à direita do Rei imortal dos séculos e coroada Rainha do universo”, como dissera o Papa Pio XII, em anúncio radiofônico, proferido a 13 de maio de 1946*.

Os tradicionais Exercícios Espirituais do mês de Maio, consagrados a Nossa Senhora e realizados por toda Igreja, foram rezados pelos funcionários da Cúria na intenção de toda a diocese, o bispo, dom Gilberto Pastana e também o povo brasileiro. Os Exercícios seguiram o livro de orações preparado pelo Regional Nordeste I, Ceará, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB. Este ano, as celebrações fazeram alusão aos “100 anos de graças e bênçãos”, fruto das aparições de Fátima, 1917-2017, tendo, para cada dia, um tema específico. O Ano Mariano, em ação de graças aos 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul, também foi evocado nas celebrações.

*Disponível em: https://w2.vatican.va/content/pius-xii/pt/speeches/1946/documents/hf_p-xii_spe_19460513_fatima.html

 

 

 

 

 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts