Para andar em comunhão com a caminhada missionária da diocese de Crato, representantes de pastorais, movimentos e comunidades da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Juazeiro do Norte, estiveram reunidos na noite de hoje, dia 10 de maio, no salão paroquial para participarem de uma reunião formativa, assessorada por dom Gilberto Pastana, sobre o Conselho de Pastoral Paroquial.
O lanche partilhado que chegava aos poucos trazido pelos membros de cada um dos oito setores, antes do Ofício Divino das Comunidades que abriu a formação, inseria os participantes na expectativa da partilha, comunhão e compromisso que vivenciarão ainda mais a partir de agora, de forma organizada, com a criação do conselho.

O sentimento de ansiedade pela vivencia desse tempo novo tomou conta dos participantes. “Esperamos que todos saiam com um bom entendimento sobre o que é o Conselho de Pastoral Paroquial. A formação foi para nós um grande estimulo para nos organizamos enquanto paróquia, enquanto comunidades eclesiais de base”, disse o coordenador de pastoral paroquial, Antônio Vieira.
Ao olhar atento dos participantes, sedentos de conhecimento, dom Pastana orientou-os, de forma atenciosa, a estruturarem o Conselho de Pastoral a partir da realidade local e da consciência crítica, apresentando também o perfil do conselheiro. “Um bom cristão é aquele que planeja seus passos para fazer acontecer a ação pastoral. Nosso Deus é comunidade, então não podemos ser individualistas, por isso para sermos conselheiros temos que pensar no todo. O cristão não vive sem comunidade. O cristão que vive sem comunidade não é cristão”, afirmou.

Os representantes dessa paróquia saíram do encontro com um compromisso: até a próxima semana devem eleger os membros do Conselho de Pastoral Paroquial, dando início as atividades para assim ser inserida no número das paróquias da diocese de Crato que atuam dentro dessa dinâmica de organização.





