Pastoral Familiar é implantada em Palestina do Cariri

Compartilhe:

Durante a missa deste domingo, 30, presidida pelo coordenador diocesano da pastoral familiar, padre José Claúdio da Silva, foi implantada a pastoral familiar na paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Palestina do Cariri, distrito de Mauriti. À celebração também se fizeram presentes ao representantes da Comissão Diocesana.

Na celebração eucarística, padre Cláudio ressaltou sobre a responsabilidade missionária da pastoral. “A pastoral familiar tem uma missão importante na paróquia, em ajudar as famílias permanecerem unidas, através da oração, participação da santa Eucaristia. E como também no testemunho de vida de cada membro da Pastoral Familiar, que hoje está sendo implantada. Tenham sempre o Evangelho como base nessa grande missão”, falou o padre.

Após a oração de pós-comunhão, o pároco padre Cicero Caboclo, agradeceu aos fiéis presentes e ao padre Cláudio pela disponibilidade.

Depois da missa, padre Claudio ainda detalhou a responsabilidade missionária da pastoral familiar falando que esta “é uma das prioridades da Igreja”. “Desde São João Paulo II, a Igreja aumentou a preocupação e convocou todos os bispos para o sínodo sobre a família, onde começou toda organização na Igreja sobre a Pastoral Familiar”, explicou.

Em sintonia, o Papa Francisco, já em seu primeiro ano de pontificado, convocou os bispos para o sínodo, que mais uma vez foi focado na família. Neste encontro, foi elaborado mais documentos de evangelização. Diante desta preocupação da igreja, cada um precisa, agora, assumir este compromisso.

(Fiéis participam de Santa Missa de implantação da Pastoral Familiar na paróquia. Foto: Pascom)

Prioridade da Diocese

A Pastoral Familiar é uma prioridade da diocese e em uma paróquia, porque contempla desde a gestação até o declínio, que são os casos das pessoas idosas. Com isso, busca responder o apelo da Igreja e do papa em evangelizar as famílias, principalmente pelo testemunho de vida de cada membro da pastoral familiar da paróquia. “Que cada membro tenha o evangelho e o testemunho de vida como base nessa missão que Deus confiou” exortou o padre Cláudio.

O Casal coordenador, Roberto e Sônia, também falou que a implantação da pastoral na paróquia é muito importante. “Esperamos na ação do Espírito Santo, que a Pastoral Familiar possa de fato atuar como uma pastoral dinâmica que brota do coração misericordioso de Deus que a todos acolhe e com amor orienta. É igualmente significativo considerar a realidade dolorosa em que se encontram não poucos casais e famílias. Acresce a esta situação a falta de esperança numa mudança [de tempos] e políticas públicas ou de reformas substanciais indispensáveis para conseguir a mínima dignidade humana. Estas situações geram consequências como a deterioração dos valores básicos da Família que desintegra a comunhão familiar, eliminando a participação corresponsável de todos os seus membros e tornando-os presa fácil do divórcio e do abandono do lar”, considera o casal.

E é neste contexto de desafios, continua, que a Pastoral Familiar da Paróquia Sagrado Coração de Jesus pretende atuar. Sentindo-se convocada a ser luz no mundo e sal na terra pelo testemunho, pelo acolhimento, pelo diálogo e pelo espírito de serviço.

Com a implantação, a pastoral familiar da paróquia, com seus 43 membros, fica distribuída da seguinte forma:

Pré-matrimonial: Casal Coordenador: Pepa e Ana.

Membros: Fábio e Eriane, Cláudio e Railda, Luciana, Dão e Carla, Romério e Fabiana, João e Dalva.

Pós-matrimonial: Casal coordenador: Gil e Mirelli;

Membros: João Neto e Raimunda, Zé e Nelza, Dedé e Lúcia, Teixeira e Ticô, Márcio e Gracielia, Chiquinho e Alana.

Casos Especiais: Casal Coordenador: Agnaldo e Lidiane

Membros: Cinêz, Neidinha, Roberto e Sônia, Ana Maria e Alison, Liu e Geane, Maria e Napo, Júnior e Ionara, Pedro e Damiana; Casal Coordenador geral: Roberto e Sônia.

*Com informações da Pascom de Palestina do Caririr e colaboração de Priscila Araújo.

 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts