Paróquia de São Francisco, em Brejo Santo, celebra pela primeira vez o Tríduo Pascal

Compartilhe:

No finalzinho da tarde desta quinta feira (13),  encobertos por uma leve neblina, na Igreja Matriz de São Francisco, a comunidade da jovem Paróquia de São Francisco de Assis, em Brejo Santo, celebrou a Missa da Ceia do Senhor.

O toque do sino durante o Hino de Louvor enfatizava a singularidade da celebração. O gesto do “lava pés” certamente auxiliou a comunidade a refletir sobre os últimos momentos de Jesus, antes de sua entrega.

Durante a homilia, o pároco, Padre Arnaldo Pereira, meditou sobre o amor de Jesus, expressado na última Ceia. O Senhor  quis comer a Páscoa com seus discípulos, antecipando o seu sacrifício e    instituindo o memorial da Paixão. A liturgia é convidativa: nos insere com alegria no banquete e prossegue com a desolação no Monte das Oliveiras. Jesus nos convida a participar da vida dEle, congregando-nos como seu corpo místico, erguendo uma comunidade, sua Igreja!

Para o gesto do “lava pés”, doze membros da comunidade – agentes de pastorais – representaram os discípulos de Jesus. Na celebração, foram apresentados os santos óleos, consagrados na Missal Crismal (recebidos na paróquia pela primeira vez); e a benção de um cálice – dom ofertado pela comunidade para celebração da Santa Missa na Igreja Matriz.

(Fiéis participando da celebração na Paróquia de São Francisco. Foto: Reprodução)

Ao final,  a alegria do bronze do sino deu lugar ao silêncio, acalentado pelo soar da matraca.  Organizados em grupos, a comunidade realizou a Vigília Eucarística, estendendo-se até a meia-noite.

A sexta feira da Paixão começou cedo. As 5h da manhã, a via sacra nas ruas da cidade, celebrada em comunhão pelas paróquias do Sagrado Coração de Jesus e São Francisco. Ainda durante a manhã, muitos  fieis foram atendidos em confissão. A celebração da Paixão de Cristo, com o “beijo da cruz” e procissão do Senhor morto, se dará  às 3h da tarde. No sábado de aleluia, encerramento do tríduo, com a Vigília Pascal, as 19h. No domingo de Páscoa, segue as celebrações nos horários habituais: às 6h e às 18h30.

Mergulhados na espiritualidade que esse tempo oferece, as comunidades também celebram, em suas capelas, a semana santa, mantendo o espírito de comunhão e  unidade de toda a paróquia.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts