Crato, 06 de abril de 2017
“Felizes aqueles cuja vida é pura, e seguem a lei do Senhor.” (Sl 118,1)
A Diocese de Crato manifesta tristeza e pesar pelo falecimento do bispo emérito – e quarto na linha sucessória – dom Newton Holanda Gurgel, ocorrido na madrugada desta quinta-feira, dia 06 de abril. Fazemos nossa oração e prestamos nossas condolências aos familiares e às comunidades desta Igreja particular de Crato.
Dom Newton completaria 94 anos em novembro e deixa-nos um legado de vibrante testemunho, sobretudo, de zelo pastoral pela Igreja, com relevantes serviços ao povo diocesano – na ação evangelizadora – destacando-se pelo seu vigor, coragem e notável inteligência.
Natural da cidade de Acopiara, Ceará, foi bispo de Crato durante oito anos e meio. Ordenou vinte e oito sacerdotes e criou, durante o seu episcopado, quatro paróquias. Em 02 de maio de 2001 teve aceitado seu pedido de renúncia por motivo de idade, permanecendo como administrador diocesano até 29 de junho de 2001.
Seu lema episcopal “Certa Bonum Certamen” (Combati o bom combate), retirado da segunda carta de São Paulo a Timóteo, é o suprassumo de sua trajetória. Ano passado, aliás, por ocasião de seu natalício, proferiu palavras iluminadas sobre a vida: “A nossa vida não é suficiente para agradecermos o primeiro momento de nossa existência. Tudo é misericórdia de Deus”.
Guardemos conosco este testemunho de grandeza de alma, e ao Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação, agradeçamos a vida e o ministério de dom Newton.
Em Cristo, luz da vida,
Dom Gilberto Pastana de Oliveira
“Venha o teu reino (Mt 6, 10a).”
Bispo Diocesano





