“São Vicente Férrer foi um homem destemido, corajoso que, situado em sua história, fez um grande bem à Igreja”. Assim foi definido o Santo Padroeiro da cidade de Lavras da Mangabeira, pelo pároco do município, padre Benedito Evaldo, durante o encerramento da festividade que teve início no dia 26 de março e foi concluída nesta quarta-feira, dia 5 de abril, sendo a missa solene, às 9h, presidida por dom Gilberto Pastana.
O novenário teve como tema “No Ano Mariano, a exemplo de Maria e São Vicente, sejamos ouvintes e praticantes da Palavra de Deus”, isso para, segundo o pároco, ser enfatizado ainda mais a importância da vivencia da palavra de Deus nas comunidades. O diferencial dentro deste contexto foi a presença marcante da prática da leitura orante da bíblia e a atuação dos círculos bíblicos.

“Celebrar a vida de um santo não é apenas recordar o que o santo fez, mas é atualizar os seus exemplos, atitudes, o jeito de cuidar da vida, no serviço aos irmãos. São Vicente é santo porque soube obedecer a palavra de Deus e obedecendo a palavra de Deus cumpriu fielmente o que o Senhor queria. Assim somos também convidados. Deus nos cria para a santidade. A santidade começa pela aceitação de sermos filhos e filhas do Senhor. Nós somos filhos e filhas do Senhor, no seu Filho Jesus. É por ele que nós recebemos a cidadania divina”, disse o bispo durante a homilia.
Para enfatizar a presença de São Vicente como um homem forte e desbravador que anunciou com audácia a Palavra de Deus, ao final da celebração, enquanto a comunidade, que preencheu todos os espaços da Igreja Matriz, entoavam o hino do santo padroeiro, um jovem entrou pela porta principal e foi até o altar, vestido de São Vicente, com um braço erguido e no outro uma bíblia na mão.

Após a missa, ao meio dia, aconteceu a salva de fogos e a tarde a festividade foi concluída com a procissão e bênção do Santíssimo Sacramento.





