Você já parou para pensar à qual vocação Deus te chama? Muitos jovens sentem no peito esta inquietação e buscam um meio de respondê-la. Por isso o Serviço de Animação Vocacional da diocese de Crato realiza, anualmente, o “Despertar Vocacional” que em 2017 acontece neste final de semana, durante os dias 31 de março e 1 e 2 de abril, no Centro de Expansão Dom Vicente de Araújo Matos, em Crato.
O objetivo é fazer com que o silêncio da palavra de Deus, que conduz a vida da humanidade, sobressaia diante do mundo de incertezas próprias da realidade juvenil. É fazer com que os jovens escutem o chamado de Criador no discernimento de sua vocação, como bem definiu o jovem Alex Pereira, de 17 anos, da Paróquia Nossa Senhora das Candeias, de Juazeiro do Norte, “é uma chave que abre várias portas para decidir em qual delas eu vou entrar”.

“Aqui você aprende o caminho a seguir, a como se entregar mais a Deus nesse caminho, como ser mais de Maria permanecendo ser fiel no chamado. Aprendemos a não desistir do caminho que Deus nos oferece, do propósito d’Ele para nossa vida e a permanecermos firmes”, relatou Alex.
E a primeira vocação, segundo o bispo dom Gilberto Pastana que presidiu a Santa Missa na noite deste sábado, é ser discípulos, ser cristãos, depois vem as vocações especificas da vida sacerdotal, religiosa, consagrada ou matrimonial. “A primeira vocação é nos tornarmos filhos de Deus, é vivenciarmos nosso batismo dentro do conflito que é fazer a vontade de Deus em um mundo que está distante d’Ele. Ao longo da caminhada o Senhor vai nos chamando para vocações específicas, não como privilégio, mas para o serviço, a entrega, a doação. Este encontro deve ajudar vocês a escutarem a voz do Senhor”, falou o bispo aos participantes.
O Despertar Vocacional 2017, que refletiu o tema “Maria a vocacionada do sim, e você?”, contou com a participação de oitenta jovens vindos das cinco foranias da diocese de Crato.

Programação
Durante estes três dias de encontro, os jovens participam de momentos orantes, de meditação, adoração ao Santíssimo Sacramento, Santa Missa, desenvolvem trabalhos em grupo, se alegram no show vocacional, silenciam durante o deserto. Eles puderam também conhecer um pouco mais sobre as vocações existentes na diocese de Crato através da apresentação dos carismas, congregações, novas comunidades e institutos seculares.
“Retornando às suas casas, os jovens que se perguntarem ‘E agora, o que devo fazer?’, ‘Para onde Deus me chama?’, desejando assim continuar o processo de discernimento vocacional, serão acompanhados pelo carisma com o qual tiveram o desejo de conhecer mais de perto”, explicou o padre Cícero Luciano Lima, coordenador diocesano da Pastoral Vocacional.
A coordenação do encontro montou ainda uma exposição vocacional sobre os carismas para que os jovens conhecessem um pouco mais sobre a realidade de cada um.

Participantes
Das cinquenta e sete paróquias e três áreas pastorais da diocese de Crato, dezenove enviaram participantes para o Despertar Vocacional. Foram elas:
Forania 1: Catedral Nossa Senhora da Penha, Santuário Eucarístico Diocesano, Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Área Pastoral Nossa da Conceição, localizadas em Crato;
Forania 2: Basílica Nossa Senhora das Dores, Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Paróquia Nossa Senhora das Candeias, Paróquia São José do Limoeiro, Paróquia São Francisco das Chagas, Paróquia Menino Jesus de Praga, todas de Juazeiro do Norte; e a Paróquia Santo Antônio, de Barbalha;
Forania 3: Paróquia Imaculada Conceição de Maria, de Abaiara; Paróquia São José, de Missão Velha; Paróquia Nossa Senhora dos Milagres, de Milagres; Paróquia Santo Antônio, de Jardim; Santuário da Divina Misericórdia, de Barro;
Forania 4: Paróquia Senhor Menino Deus, de Aurora, e Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Ipaumirim.
Forania 5: Paróquia Santo Antônio, de Antonina do Norte.





