“Desde a manhã preparo uma oferenda, e fico Senhor a espera do teu sinal”. Esse mantra deu início a oração do Oficio Divino das Comunidades que abriu a manhã de formação realizada hoje, dia primeiro de abril, assessorada por dom Gilberto Pastana, sobre o Conselho de Pastoral, na Paróquia de São José, localizada em Missão Velha.
Participaram do encontro, além do pároco, vigários paroquias, diáconos e religiosas, leigos representantes das quarenta e uma comunidades da paróquia que buscam reorganizar e dinamizar os conselhos, trabalhando em comunhão com o Plano de Pastoral da Diocese de Crato. “Queremos, a luz do Espírito Santo, em primeiro lugar, ver o que o dom Gilberto traz em relação a organização dos conselhos tanto das comunidades como da Matriz. Estamos buscando as luzes para melhorar cada vez mais no progresso da organização da nossa Igreja”, disse a irmã Judinete Alves, da Congregação das Filhas de Santa Maria da Providência.

As comunidades da Paróquia de São José são divididas em sete áreas na zona rural e dez setores na zona urbana. A formação dos conselhos em cada uma delas irá, segundo o pároco, padre Joaquim Ivo, propor um crescimento espiritual, pastoral e humano. Ainda para o pároco, o conselho deve organizar os fiéis para viverem não só a espiritualidade, mas assumir a fé, a cidadania, a visão humana, tendo uma abertura maior para o protagonismo dos leigos.
Embasado nos ensinamentos do Papa Francisco e em documentos da Igreja, dom Gilberto refletiu com as representações de comunidades, pastorais e movimentos da Paróquia de São José sobre a ação pastoral, buscando gerar a compreensão do chamado de cada um e o aperfeiçoamento missionário. “Quando estamos organizados sabemos para onde estamos caminhando”, falou.
Ao final da reunião o pároco informou que todas as comunidades da paróquia de São José terão até o final deste mês para organizar o Conselho de Pastoral.






