Dimensão missionária no Plano Pastoral é tema de assembleia em Juazeiro do Norte

Compartilhe:

A dimensão missionária no Plano Pastoral Diocesano – PPD – foi tema de assembleia realizada neste domingo (12) na Capela Santa Teresinha, pertencente a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Juazeiro do Norte. O momento foi assessorado pelo padre Vileci Basílio Vidal, coordenador diocesano de pastoral. Entre os assuntos discutidos estavam a formação missionária (nas paróquias e comunidades) e a missão jovem (que seja um olhar para a juventude, de modo que, integrada à catequese, possa ajudar no engajamento pastoral dos jovens na vida da paróquia), além de visitas de articulação e levantamento de dados.

– Essa assembleia que nós realizamos teve por objetivo discutir os apelos do Papa Francisco, quando fala que deseja uma Igreja em “estado permanente de missão”, uma Igreja em saída. E, para organizar esse estado permanente de missão, nós estivemos discutindo o Plano Diocesano de Pastoral, que deve ser uma referência junto às Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, para realização de um plano diocesano de missão.

Outro objetivo foi a eleição para nova equipe do Conselho Missionário Diocesano – COMID. Com a eleição, o grupo ficou assim definido:

Sawana Carvalho – Coordenadora

Jaelson dos Santos- Vice-coordenador

Sara Alves -Tesoureira

Rafael – Comunicaçao

⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠Batista Silva – Comunidades Eclesiais de Base – CEBs

Sawana Carvalho-​- Juventude Missionária

Maria do Socorro Freitas – Infância e Adolescência Missionária

Lucenildo Lima e Maria Lucineide – COMIPAS (Comissão Missionária das Paróquias).

(Assembleia foi assessorada pelo padre Vileci Vidal, coordenador diocesano de Pastoral. Foto: Reprodução)

⁠⁠⁠⁠Participaram do encontro as coordenações das Comissões Missionárias Paroquiais e Comunitárias, Coordenadores dos Grupos de Juventude Missionária (JM), Assessores dos Grupos de Infância e Adolescência Missionária(IAM), Seminaristas (COMISE), entre outras expressões missionárias da Diocese. ⁠⁠⁠

A assembleia marcou também a saída de Arlane Markely dos trabalhos da caminhada. Leia na íntegra a despedida que ela escreveu:

⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠”Dizem que o poder da gratidão reside na capacidade deste sentimento nos tornar mais felizes. E é com essa frase que gostaria de expressar a alegria que tive em diversos momentos nos últimos 13 anos de minha vida. Foi uma longa caminhada desde quando assumi tantas responsabilidades e que contribuíram para muitas escolhas de minha vida. Fui coordenadora paroquial, diocesana e estadual, junto às obras missionárias e às atividades que desempenhei na Diocese de Crato e no Regional Nordeste 1.

Desta caminhada, ganhei os melhores amigos, pessoas que me ajudaram – e me ajudam – em diversos momentos de minha vida, gente que se tornou minha família. Hoje me despeço oficialmente, de forma mais específica, do Comidi Crato, pois das demais já tinha me afastado, não com um adeus mas com um até logo, pois acredito que as coisas boas que cultivamos continuaram conosco onde quer que estejamos.

Neste momento, estou me afastando da coordenação para me dedicar um pouco mais a outras atividades e também porque é hora de dar espaço para que outros continuem. Ingressei na caminhada missionária com uma grande sede de aprendizado, ainda criança. Atualmente, pós-graduada, servidora pública, conselheira, professora e muito mais humana, posso dizer que as formações que tive em tantos encontros também contribuíram para que hoje eu me sinta inquieta com as injustiças deste país e do mundo e, por meio de meu trabalho dentro e fora da escola, possa fazer a minha parte naquilo que me é possível. E como bem diz a música, temos que ser jovens inquietos e solidários. Obrigada a todos pelo companheirismo e aprendizado!”. 

⁠⁠⁠⁠

⁠⁠

 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts