Enquanto para algumas pessoas o Carnaval é sinônimo de festa e agitação, para outras é um período de renovar a fé e a espiritualidade. Na contramão da folia, retiros e acampamentos são opções para quem não “curte” balneários e blocos, preferindo uma experiência religiosa.
É o caso da professora Ryanne Alexandre. Natural de Iguatu, ela conta que sempre gostou da folia e era “totalmente envolvida”, dessas de usar abadá e tudo mais, inclusive, um bloco de carnaval “muito grande” passava em frente à casa de sua vó. Mas toda essa folia fora convertida, literalmente, quando participou de um retiro de Carnaval com Cristo, promovido pela comunidade carismática Missão Resgate.
– Eu disse pra mim: só vou renunciar um carnaval. Se esse retiro não prestar, eu não volto mais nunca. E eu fui surpreendida. Realmente, Deus vem nos surpreender, mostrando que todo vazio que nós sentimos, tudo aquilo que o mundo oferece é um grão de areia, uma gota na imensidão que é o mar de Deus.
O mesmo aconteceu com a dona de casa Rosimery Correira, que veio da cidade de Tarrafas só para participar do retiro. “Eu tava precisando de oração, tava com o coração muito machucado. Então eu fui percebendo que o mundo não é pra mim”, desabafa.

O missionário da Comunidade Missão Resgate, Guilherme Fernandes, explica que “o carnaval em Deus é o melhor para se viver”. De acordo com ele, há os que pensam que o sentido do carnaval é apenas de folia e festa. Por outro lado, existe o carnaval voltado para a preparação da Quaresma. “Um carnaval em Deus, a gente tanto se prepara quanto a gente festeja. Muitos, inclusive os jovens, acham que só pelo fato de ser um evento religioso, é tudo sem graça. Na verdade, é exatamente porque é de Deus que é cheio de graça”, afirma.
Alegria que não passa
Para os católicos que participam dos diversos retiros espirituais promovidos na Diocese de Crato está sendo de renovação e fé. Os retiros, organizados por paróquias, grupos, comunidades, promovem diversas atividades como missas, adoração ao Santíssimo, orações, pregações, shows e apresentações. A programação segue até esta terça-feira (28).
Tatiana Oliveira, missionária da Comunidade Missão Resgate, e uma das organizadoras do “Alegrai-vos”, que acontece no Centro de Expansão Dom Vicente Araújo Matos, em Crato, explica que a proposta é, justamente, levar os participantes a “vivenciar uma experiência de Deus, que não termina na Quarta-feira de Cinzas, mas se prolonga e se renova para toda a vida”.

– É um momento, um encontro muito especial com o amor de Deus, que restaura e transforma a nossa vida. Nosso grande objetivo é este: fazer as pessoas experimentarem esta alegria que transforma. Este ano, participam em torno de 300 pessoas. A minha avaliação destes dias, é maravilhosa.
Experiência radical
Presidindo a santa missa para os participantes do retiro de carnaval “Alegrai-vos” nesta segunda-feira, dia 27, o bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana, exortou-os a fazer destes dias de encontro um propósito radical, que reflita na vida pessoal e comunitária.
“Aproveitemos este encontro para, a nível pessoal, também a nível comunitário, perceber, não o que nos falta, mas o que o Senhor nos pede diante dos desafios pastorais e também diante da nossa decisão pessoal; descobrir o que o Senhor quer de nós, o que precisamos fazer para que o mundo creia, para que o mundo olhe pra nós e possa dizer: ‘há uma diferença entre viver no mundo, contaminado pela ideologia do mundo, e viver na comunidade, no seguimento do Senhor’. Tem que ter diferença. Se não tem, é sinal que o mundo está evangelizado. E não está. Por isso, temos que ser diferentes. Então, quem sabe, neste retiro, estas palavras [do Evangelho de Marcos cap. 10,17-27] agucem a nossa vida, a nossa missão: o que devemos fazer, para ganhar a vida eterna? O que é necessário, Senhor, para fazer com que o Teu Reino seja anunciado, para que Tu sejas conhecido e amado? O que devemos fazer para que as pessoas também possam, junto conosco, se converterem e buscarem um estilo de vida que dá sentido, que dá razão à existência? Que estes retiros sejam oportunidade para fazermos este encontro com o Senhor, para sairmos deles muito mais fortalecidos”, exortou.






