Única na Diocese, Comunidade de Santo Agostinho, em Porteiras, acolhe D. Gilberto para Dedicação do Altar

Compartilhe:

A Comunidade de Santo Agostinho, em Porteiras, é a única em todo território diocesano – e talvez até mesmo do Ceará – a ter o “santo doutor da Igreja” como padroeiro. Na última sexta-feira (17/02), jubilosos, os moradores, de uma fervorosa fé, zelo e piedade, acolheram o pastor diocesano, Dom Gilberto Pastana, para solene cerimônia que dedicou o altar da Capela a Deus. Abaixo, leia a mensagem proferida pelo reverendíssimo padre Paulo Sérgio Silva, filho da terra, atualmente vigário paroquial de Missão Velha e professor do curso de Filosofia no Seminário São José, de Crato:

 

DIOCESE DE CRATO

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO – PORTEIRAS

COMUNIDADE DE SANTO AGOSTINHO – SÍTIO SACO

 ACOLHIDA DE DOM GILBERTO PASTANA DE OLIVEIRA

17 de Fevereiro de 2017

SOLENIDADE DA DEDICAÇÃO DO ALTAR 

 Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor Dom Gilberto Pastana de Oliveira, Bispo Diocesano de Crato. Nosso Pai e pastor. Nossa filial e respeitosa saudação no Senhor; Reverendíssimo Pe. José Sampaio Alves, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, da cidade de Porteiras; Excelentíssimo Senhor Prefeito, Fábio Pinheiro Cardoso; Excelentíssimo Senhor Manoel Novais Miranda, ex-prefeito; Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara dos vereadores, Marcondes Gomes de Lima, demais autoridades aqui presentes, queridos irmãos e irmãs,

Estamos vivendo nestes últimos dias momentos inesquecíveis para nossa comunidade de Santo Agostinho, situada no Sítio Saco. Nossa comunidade tem a graça e a honra de acolher esta breve, porém marcante visita pastoral de Vossa Excelência Reverendíssima, Dom Gilberto Pastana. Marcante, porque hoje, aos 115 anos de fundação de nossa comunidade, teremos a graça de realizar a dedicação do Altar e da Igreja de Santo Agostinho. 

Sua presença, Dom Gilberto, confirma assim nossos passos, nos anima na prática da fé e da caridade e ainda abre nossos olhos e corações para aquilo que, eventualmente, precisamos melhorar para nos tornarmos, a cada dia, sinal do Reino de Deus que vosso ministério e lema episcopal almejam anunciar.

A visita de Vossa Excelência Reverendíssima, por mais que seja uma visita breve, já conseguiu mudar nossa rotina, pois há dias em que por mais que as coisas sejam iguais parecem diferentes. E para que as coisas rotineiras pareçam diferentes é preciso apenas que exista alguém capaz de fazer com que nos sintamos diferentes, e Vossa Excelência Reverendíssima tem conseguido, com suas visitas pastorais, quebrar a rotina de nossas paróquias e áreas pastorais. Crianças, jovens, adultos e idosos tornam-se a cada dia ansiosos pela chegada do seu pastor. Foi isso que pude contemplar desde o primeiro dia em que a nossa centenária diocese teve a graça de acolhê-lo como sexto bispo. Creio que muitas outras comunidades rurais de nossa diocese também esperam com ansiedade sua visita, um pastor que vem ao encontro de suas ovelhas.

Neste momento, Dom Gilberto, várias comunidades deste pé de serra encontram-se presentes aqui, reunidas como uma só comunidade, a Comunidade dos Discípulos Missionários de Jesus Cristo. Sua nobre presença tem esta capacidade de tornar várias famílias em uma só família.  Estamos inegável e inenarravelmente felizes com sua paternal presença em nosso meio.

Por fim, agradecemos ao Deus, Uno e Trino, porque, em sua divina providência, durante todos estes anos de existência de nossa amada comunidade, nunca nos abandonou nos momentos difíceis, mas suscitou corações zelosos para se sacrificarem e se oferecerem pela construção e edificação do seu Reino em nós. Por isso dizemos como o Sacerdote Samuel: “Verdadeiramente, até aqui nos ajudou o Senhor”.

“Bendito aquele que vem em nome do Senhor” e por meio deste vosso bendito e santo bispo “venha a nós o vosso Reino!”.

Seja bem-vindo, Dom Gilberto! A Comunidade de Santo Agostinho vos acolhe com filial obediência e amor.

Pe. Paulo Sérgio Silva, sacerdote da Diocese de Crato e filho da Comunidade de Santo Agostinho

(Da esquerda para a direita: Padre José Sampaio – pároco – dom Gilberto Pastana e padre Paulo Sérgio, autor da mensagem. Foto: Patrícia Mirelly)

 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts