A Paróquia São José do Limoeiro recebeu na noite dessa quarta-feira (15), o bispo diocesano dom Gilberto Pastana, que se fez presente para um momento de formação sobre a criação do Conselho Paroquial de Pastoral – CPP.
Dom Gilberto refletiu inicialmente com os paroquianos uma passagem do Evangelho de São Lucas 14,31, que convida a pensar bem as ações, planejar, saber o que se quer com a ação evangelizadora, para assim avaliar e se houve resultados satisfatórios. Lembrou ainda que, segundo o Papa Francisco, a partir do EG (Evangelii Gaudium) 20, a responsabilidade da evangelização é de todos os batizados.
Explanou como se encontra hoje a Paróquia São José do Limoeiro, elencando como está distribuída a comunidade, envolta num círculo onde a paróquia é o centro e os movimentos, ministérios, pastorais, capelas e comunidades estão ao seu redor, trabalhando num movimento de evangelização recíproco. Disse também que a partir da implantação do conselho, funcionarão melhor no conceito buscado do Papa: comunidade de comunidades.

Pontuou que as comunidades sofrem a influência do mundo, especialmente na absorção das características: individualismo, consumismo e relativismo, males trazidos que vêm afastando os cristãos de sua inspiração. “Os três influenciam a nós pessoalmente e a nossa comunidade”, frisou.
Ainda apresentou a área territorial da diocese, enfatizando o quanto é importante conhecer como a comunidade está dentro da sua área territorial para que a paróquia expanda o trabalho de evangelização em cada ponto. Nessa perspectiva, lembrou que na celebração da Campanha da Fraternidade se tem a chance de trabalhar os círculos bíblicos e assim mobilizar os fiéis na disseminação da Igreja, formando “comunidade de comunidades”.
Para dom Gilberto, os conselhos só funcionarão se vierem de uma organização forte, por isso necessitarão estar em consonância com o regimento diocesano que ajuda a construir o Conselho de Pastoral Paroquial. Por fim, pontuou que “esse momento é de grande relevância para a implantação do conselho na paróquia”, juntando-se aos cerca de 25 outros conselhos, alguns estruturados, e outros que a partir desse momento estarão se estruturando, tudo em comunhão com o projeto diocesano, disposto no regimento atual.

O pároco, Padre José Adelino, disse que o próximo passo para a formação dos conselhos é reunir-se com as comunidades presentes na formação de hoje, momento que deverá ocorrer após a festa de São José, no próximo mês.
Dentre os cem participantes do encontro, uma pessoa deverá ser eleita coordenador (a) que, junto com seu pároco, fará parte do Conselho de Paroquial de Pastoral.
Márcia Macedo, da Pastoral do Pré-matrimônio, considera que este momento é importante para se conhecer a nova realidade de criar os conselhos e para que as pastorais busquem formação e orientação para vivência em comunhão com os pensamentos da Igreja.
Revisão: Patrícia Mirelly e Patrícia Silva





