Em assembleia, a Pastoral Vocacional Diocesana planeja a criação de equipes vocacionais nas paróquias

Compartilhe:

Assessorados pelo padre Valdecir Ferreira, da diocese de Apucarana/ PR, sacerdotes, religiosos, religiosas, leigos e leigas consagradas que fazem parte da Pastoral Vocacional da diocese de Crato, realizaram na manhã de hoje, dia 14 de fevereiro, a assembleia anual que teve como principal objetivo orientar a formação e criação de equipes vocacionais nas paróquias da diocese, animando assim a juventude para a despertar da vocação.

Na verdade, em algumas paróquias como a de Santo Antônio, em Barro, São José, em Missão Velha, e Menino Jesus de Praga, em Juazeiro do Norte, já é realizado um acompanhamento com os jovens que desejam passar pelo processo de discernimento vocacional, mas a ideia, atendendo a um apelo do Regional NE I, é fazer com que todas as paróquias estejam preparadas para realizar esta missão que segundo o padre Cícero Luciano Lima, coordenador diocesano da Pastoral Vocacional, está voltada para, acima de tudo, ajudar na animação e acompanhando dos jovens nas paróquias e direcionando-os para a Pastoral Vocacional Diocesana.

Dom Gilberto fez a abertura do encontro. (Foto: Patrícia Silva)

O bispo dom Gilberto Pastana em sua palavra, na abertura do encontro, pediu para que os participantes da assembleia enxergassem a vocação no sentido amplo, como missão de todo batizado. “Infelizmente nós ainda temos a concepção que na Pastoral Vocacional vamos trabalhar as vocações especificas, mas quem sabe um dia, cheguemos as paróquias e a equipe vocacional trabalhe a vocação amplamente. O leigo também é chamado, aliás a vocação batismal é a primeira, e essa vocação é importante porque ela tem como missão o mundo, ela não é apenas dentro da Igreja, é missionária. Ao longo dos anos trabalhamos muito a vocação buscando os jovens e as jovens para serem religioso ou religiosa, padre ou freira, e esquecermos de dar esta formação fundamental para os leigos”, disse.

O bispo ainda falou da vocação como a realidade que todo batizado deve vivenciar. “Sem a vocação não fazemos bem o nosso trabalho, sem a vocação nós não sabemos para onde vamos. O vocacionado é aquele que tem começo, meio e fim e sabe onde está e para que foi chamado e como deve ser preparado para isso. Nós temos um desafio muito grande em nossa diocese que é fazer com que todas as lideranças, sobretudo, passem por este estágio, para entender que o seu serviço é uma vocação”, afirmou.

Padre Valdeci Ferreira assessorou o retiro dos seminaristas propedêuticos que aconteceu dias 10 e 12 de fevereiro. (Foto: Patrícia Silva)

Segundo a coordenação diocesana da Pastoral Vocacional ainda neste semestre as visitas as paróquia para formação da equipe de animação vocacional devem ser iniciadas.

Saiba mais sobre o padre Valdecir

Padre Valdecir possui pós- graduação em Formação Humana, pela Faculdade União  e o Instituto de Aconselhamento  e Terapia do Ser (IATES) e em Ensino Religioso Escolar pelo Centro Universitário Claretiano, de Babatatais/ SP. Atualmente é graduando em licenciatura em Música e Mestrando em Teologia e Evangelização, com enfoque em Antropologia Vocaional. Trabalhou na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil como  Assessor da Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada e como Secretário da Comissão Especial para os Bispos Eméritos do Brasil. Hoje é reitor do Seminário Maior de Teologia Nossa Senhora de Lourdes, em Londrina.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts