Padre José Ricardo, de Ponta da Serra, é nomeado temporariamente Assistente Eclesiástico do Setor Juventude

Compartilhe:

No último encontro Diocesano de Presbíteros, dias 07 e 08 de Fevereiro, no Centro de Expansão Dom Vicente Araújo Matos, em Crato, Dom Gilberto Pastana nomeou temporariamente o Padre José Ricardo Barros de Sales, pároco de Ponta da Serra, Assistente Eclesiástico do Setor juventude da Diocese.

Nesta entrevista o novo Assistente Eclesiástico, que esteve em Fortaleza no último dia 10 de Fevereiro, participando da Assembleia Regional, junto às jovens Joana D’arc (Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – Juazeiro do Norte) e Glafiria (Paróquia São Miguel – Crato), esclarece quais são os objetivos do Setor Juventude e sua nova missão.

O que é o Setor Juventude Diocesano?

É o espaço que articula, convoca e propõe orientações para a Evangelização da Juventude, respeitando o protagonismo juvenil, a diversidade dos carismas, a organização e a espiritualidade para a unidade das forças ao redor de algumas metas e prioridades comuns à luz do documento 85 “Evangelização da Juventude”, das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e Documento de Aparecida.

Quem faz parte do Setor Juventude?

Fazem parte do Setor as experiências de evangelização juvenil existentes na Diocese: Pastorais da Juventude, Movimentos Eclesiais, Novas Comunidades, Congregações Religiosas que trabalham com juventude, Catequese Crismal, Pastoral Vocacional, Pastoral da Educação, Pastoral Familiar e outros segmentos eclesiais envolvidos com evangelização juvenil. Nas dioceses, onde há Centros e Institutos de Juventude, estes também podem fazer parte do Setor.

Quais os objetivos do Setor Juventude?

Ser expressão eclesial e social da diversidade juvenil; Fortalecer e ampliar a ação evangelizadora da Igreja; Favorecer a integração e o diálogo entre os segmentos juvenis da diocese; Propor algumas diretrizes, metas, prioridades e atividades comuns para a evangelização, considerando as necessidades de cada realidade diocesana e as especificidades de cada segmento juvenil.

Qual a função do Assistente Eclesiástico?

Não é um trabalho isolado e centrado em si mesmo. É um trabalho em mutirão! O Assistente Eclesiástico, em comunhão com o Bispo Diocesano e unido a um colegiado de assessores, representações e expressões juvenis, responde pela evangelização da juventude em toda Diocese.

Gostaria de lembrar a todos que o Setor Juventude Diocesano, nesta perspectiva, não é uma “superorganização” para promover muitos eventos e atividades, mas a unidade de todas as forças ao redor de algumas metas e prioridades comuns para a evangelização juvenil. Dito isto, cabe distinguir o que é essencial e o que é secundário nas várias experiências de evangelização da juventude. Por essencial, entendemos os elementos constitutivos da evangelização, aqueles que caracterizam a vida cristã; secundárias são as opções que caracterizam o segmento e o diferenciam de outras experiências. Na tradição latino-americana pós Medellín, fundamental na evangelização é o seguimento de Jesus Cristo em vista do Reino por ele anunciado. Para a Igreja do Brasil, o que é essencial na evangelização está expresso no objetivo geral das Diretrizes da Ação Evangelizadora (2008-2011):

EVANGELIZAR a partir do encontro com Jesus Cristo, como discípulos missionários, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, promovendo a dignidade da pessoa, renovando a comunidade, participando da construção de uma sociedade justa e solidária, “para que todos tenham Vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10).

(Padre José Ricardo participando da Assembléia do Setor Juventude do Regional NE I, em Fortaleza. Foto: Reprodução)

Avante juventude Diocesana de Crato!

 

 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts