Às vésperas do dia de Nossa Senhora de Lourdes, celebrado neste sábado (11), centenas de fiéis participaram do último dia da novena alusiva e santa missa presidida por Dom Gilberto Pastana de Oliveira, bispo diocesano, na noite desta sexta-feira (10).
Em Juazeiro do Norte, a também chamada Igreja do São Miguel, festejou a 59ª edição em honra da Mãe de Deus aparecida em Lourdes, que teve como tema: “Ensinai-nos, ó Nossa Senhora de Lourdes, a ouvir o teu Filho, para que cuidemos da criação e da vida”.
Participando da festa pela primeira vez, Dom Gilberto dedicou sua homilia (do Evangelho de Marcos 7,31-37) a dois verbos, fundamentais à vida cristã: ver e ouvir, exercícios que devem ser aplicados, dia a dia, sobretudo em comunidade, ouvindo o Senhor e testemunhando os seus ensinamentos. “Que esta nossa comunidade paroquial seja, a cada dia, uma comunidade que possa escutar e professar essa Palavra nas tantas situações da existência humana”, exortou.

Tradição católica
As festa em honra a Nossa Senhora de Lourdes faz memórias as suas aparições que começaram no dia 11 de fevereiro de 1858 à menina camponesa Bernadette Soubirous, na França.
Em Juazeiro, este dia festivo contou com Ofício da Imaculada Conceição, ao meio-dia, Terço da Divina Misericórdia, Bênção do Santíssimo e Missa Solene às 17h, seguida de procissão pelas ruas do bairro com a imagem de Nossa Senhora.






