A Santa Missa de dedicação do novo altar da Capela Nossa Senhora de Lourdes, pertencente à Paróquia São João Bosco, de Juazeiro do Norte, foi realizada na noite desta quarta-feira, dia 08, presidida por Dom Gilberto Pastana, dentro dos festejos à padroeira.
Foi uma celebração litúrgica rica em detalhes que consistiu em três atos especiais: a aspersão de água benta, a unção do altar, o incenso, a vela, a ornamentação, tudo para lembrar que somos templos do Senhor, ungidos e iluminados para ser luz no mundo.
De acordo com Dom Gilberto, o rito tem um simbolismo muito forte com a vida cristã. Na homilia, o pastor diocesano lembrou o simbolismo da dedicação do altar com o povo de Deus, e por ser realizada uma única vez, torna-se uma festa paroquial, que deve ser celebrada com grande júbilo.

O termo ‘dedicação’ pode ser entendido também como consagração, sagração ou inauguração. No altar da Capela Nossa Senhora de Lourdes foi depositada uma relíquia da fundadora da Congregação das Irmãs Oblatas do Sagrado Coração de Jesus, Maria Teresa Casini, beatificada em 2015.
Ao final da cerimônia, o pároco Padre Vaudênio Nergino confirmou a alegria de toda comunidade de celebrar o rito de dedicação do Altar. Aproveitando a oportunidade, Dom Gilberto, recordando à época do Intereclesial das CEBs, quando ainda era bispo de Imperatriz, no Maranhão, falou do acolhimento do Padre Nergino à sua comitiva, agradecendo, desse modo, pelo serviço e dedicação.
Histórico
A Capela Nossa Senhora de Lourdes teve sua construção iniciada em 22 de julho de 1994. No ano seguinte, foi celebrada a primeira festa em honra à padroeira. A comunidade até então pertencia à Paróquia Sagrado Coração de Jesus, dos Salesianos. Em 1999 passou a fazer parte da Paróquia de São João Bosco, recém-criada. Desde 2009 tem como pastor e guia o Padre Vaudênio Nergino, auxiliado pelo vigário, Padre Luciano Virgulino. As celebrações de missa acontecem todos os sábados. Dentre os movimentos e pastorais, estão o Dízimo, Primeira Eucaristia, Crisma e Ofício de Nossa Senhora.






