Cumprindo o que disse há pouco mais de um mês, quando assumia, oficialmente, o pastoreio da Diocese de Crato, de exercer seu ministério episcopal auxiliado, sobretudo, pelos “seus primeiros colaboradores”, isto é, os padres, Dom Gilberto Pastana tem priorizado os encontros de presbíteros com profundo simbolismo.
“Todo encontro com os presbíteros é pra gente, um pouco, ver e acompanhar a dimensão humana e espiritual. Também tratar dos assuntos que envolvem a pastoral e a vida dos padres”, explicou o bispo. A reunião, desse modo, trata da vida humano-afetiva, espiritual, intelectual e, sobretudo, comunitária e apostólica.
Na pauta das discussões, iniciadas na manhã desta terça-feira, dia 07, até a manhã desta quarta dia, 08, estão a formação dos seminaristas, o diaconato permanente, a Campanha da Fraternidade (como desenvolvê-la no âmbito diocesano, forâneo e paroquial) e a Pastoral Presbiteral (que discute assuntos ligados à vida e a formação dos padres).

Os padres participarão de cinco momentos temáticos, que valorizaram a experiência de vida presbiteral. A programação contemplará ainda celebrações eucarísticas e Liturgia das Horas. Também serão desenvolvidos espaços de partilha e revisão de vida e atividades pastorais missionárias.
A expectativa do encontro concentra-se na eleição do novo representante do Clero, que deve acontecer na quarta. O padre Benedito Evaldo Alves, de Lavras da Mangabeira, e atual representante, explica que o eleito terá como missão, junto ao bispo, de animar, motivar e acompanhar a vida dos presbíteros.
Acompanhe a programação:
DIA 07, TERÇA-FEIRA
8h: Oração inicial
9h: Palavra de abertura (Dom Gilberto)
9h15: 1º Momento: Seminário (Padre Acurcio)
10h15: Intervalo
10h30: 2º Momento: Diaconato Permanete (Padre José Vicente, vigário-geral)
11h30: Intervalo
12h: Almoço
14h30: Hora-Média
14h45: 3º Momento (Campanha da Fraternidade: Diocese-Paróquia-Forania e Vigário Forâneo: Dom Gilberto e Padre Vileci Vidal)
15h45: Intervalo
16h45: 4º Momento (Pastoral Presbiteral – Padre Evaldo Alves)
17h: Intervalo
18h: Eucaristia
19h: Jantar
20h: Sessão de cinema (Padre Rocildo Alves Lima Filho)
DIA 08/02, QUARTA-FEIRA
7h: Despertar
7h30: Laudes
8h: Café
8h45: 5º Momento (Pastoral Presbiteral: 0 a 10 anos de sacerdócio – Padre Valdênio Nergino)





