A Capela de São Francisco de Assis, na comunidade Extrema, zona rural de Várzea Alegre, está jubilosa. Em outubro deste ano celebrará 90 anos de criação. A abertura de tão significativa festividade se deu na noite deste domingo, dia 05, com celebração de Santa Missa presidida por Dom Gilberto Pastana, bispo diocesano, que na ocasião também ministrou o sacramento da Crisma aos 31 jovens residentes naquela localidade e entorno.
Na homilia, tratando do Evangelho de Mateus (5,13-16), no qual Jesus, usando a metáfora do “sal” e da “luz”, fala da importância de “dar sabor” à vida com a fé e o amor que Ele mesmo deu, sendo também um reflexo de sua luz no mundo, o pastor exortou os jovens a “serem reforço e participação” na comunidade, ajudando-a a crescer. “Vocês, sobretudo, hoje, ao receberem este sacramento da Crisma, são chamados a ser ‘sal’ e ‘luz’. E este é o grande ensinamento de Jesus: sejam luz, sem querer aparecer. Diluam o sal na vida, para dar ‘gosto’ à comunidade”, conclamou.

Emoção
Durante toda a cerimônia a jovem Ilza Maria, de 14 anos, esteve envolvida em grande emoção. Segundo ela, as lágrimas foram manifestação de “um momento único”, oportunidade em que pode estar junto de seus familiares. “Na minha cabeça passava a oportunidade de estar aqui, neste momento, na presença de Deus, do bispo, é muito emocionante”, contou, acrescentando que quer dar continuidade ao serviço no EJM (Encontro de Jovens Missionários) em sua comunidade.
Ano Jubilar
A comunidade Extrema, assim chamada por fazer divisa entre as cidades de Granjeiro e Lavras da Mangabeira, prepara-se para celebrar, em outubro, o jubileu de 90 anos.
Para Thiago Soares, um dos coordenadores da comunidade, a presença de Dom Gilberto na abertura da festa a tornou ainda mais significativa. “Reverenciando este momento da Crisma, é uma alegria muito grande para nós. Nos sentimos emocionados e até sem palavras”, disse.

Na tradição da Igreja, o Ano Jubilar é uma comemoração religiosa, celebrada dentro de um Ano Santo. A celebração cristã se fundamenta na Bíblia: tanto no Antigo Testamento, de onde se tem a tradição judaica como no Novo Testamento.





