Este sábado, dia 4 de fevereiro, foi de festa para a vida religiosa na diocese de Crato, em especial para a Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus. É que em celebração solene presidida por dom Gilberto Pastana e concelebrada por dom frei Francisco Javier Hernández Arnedo, OAR, padres das dioceses de Crato, Tianguá e Iguatu, a noviça Maria de Fátima de Lima Sousa professou os primeiros votos de castidade, pobreza e obediência, e a irmã Maria Iracema Araújo celebrou seu jubileu de ouro de vida religiosa, no altar da Capela de Santa Teresa de Jesus, localizada em Crato.
Foram três fases de formação (aspirantado, postulantado e noviciado) para a noviça Maria de Fátima chegar a este momento tão importante que sela seu compromisso de doação à Igreja, através da vida religiosa, e o sentimento que a permeava seu coração não poderia ser outro: alegria. “Foram quatro anos de preparação. A gente fica naquela ansiedade de chegar o dia de realmente se entregar a Jesus e esse dia chegou. Então o sentimento que toma conta de mim neste momento é a alegria”, disse a recém consagrada, afirmando ainda que o trabalho com a juventude desprovida foi o que a chamou a atenção na Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus. “Reforço a partir de agora o desejo de ser cada vez mais fiel ao reino de Deus”, finalizou.

Esta celebração dos primeiros votos era vivenciada há 50 anos atrás pela irmã Maria Iracema e, segundo ela, só uma coisa mudou ao longo dos anos: o desejo de servir cada vez mais ao Senhor. “Este é um momento de graça, alegria e paz. Sinto-me cada vez mais Filha de Santa Teresa, com todo vigor. Como fala o Papa Francisco, a vida consagrada é o rosto materno de Deus, ela está no coração da Igreja para formar a Igreja comunhão e participação, cada um assumindo o seu carisma”, disse a religiosa jubilar que com 71 anos, demonstrando vitalidade no olhar, em especial ao recordar quando tinha 17 anos e seu pai e sua irmã, na celebração dos primeiros votos, a entregavam às Filhas de Santa Teresa. “Considerei que aquele momento era meu casamento, minha aliança com Deus e a humanidade”, pontuou.
Irmã Maria de Fátima tem 34 anos e é natural de Ubajara, cidade localizada no noroeste cearense. A irmã Maria Iracema é natural de Iguatu, centro sul do Estado e exerce serviço missionário em Campo Maior- PI.
Nesta celebração as irmãs Sarah Maciel Moreira e Gehilde de Oliveira Leite, também renovaram os votos.

Os votos
Para se chegar ao profissão dos votos na Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus, a vocacionada, que já passou pela descoberta vocacional na própria comunidade, sendo acompanhada por algumas religiosas, é encaminhada para a cidade de Iguatu, onde vivenciará o aspirantado, que dura de um a dois nos. Depois ela é enviada para Fortaleza, onde irá aprofundar a vocação através do postulantado e o noviciado, chegando assim a profissão dos primeiros votos, que são renovados durante cinco anos, até chegar aos votos perpétuos.
Para a Madre Vera Lúcia Alves de Andrade, este é um momento de grandes congratulações. “A cada dia percebemos o encantamento que nossas irmãs vivem, percebemos este encantamento pela pessoa de Jesus, querendo segui-lo através dos conselhos evangélicos que são os votos de castidade, pobreza e obediência. Para nós é um momento de congraçamento muito esperado para todos nós”, afirmou.
A celebração dos votos sempre é realizada na diocese de Crato, por ser a diocese Mãe da congregação.

A Congregação
Fundada pelo primeiro Bispo da Diocese de Crato, Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva, em 04 de março de 1923, a Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus está presente em 21 comunidades, divididas nas regiões de Fortaleza e Tauá, Cariri (nas cidades de Caririaçu, Crato, Icó, Iguatu e Juazeiro do Norte), Paraíba (Sousa), Piauí (Campo Maior, Piracuruca e Floriano), além de São Paulo (Ribeirão Preto e Sertãozinho).
Ao todo, são 88 consagradas, das quais 55 estão no Cariri. A Espiritualidade da Congregação é “Cristocêntrica Teresiana”, isto é, Jesus Cristo enquanto centro da história do mundo à luz dos ensinamentos de Santa Teresa. O carisma [relacionado à graça ou dom divino] está voltado para o atendimento da juventude ou moças desprovidas de instrução. Os trabalhos das Irmãs são desempenhados em escolas, comunidades, obras sociais e outros segmentos missionários.






