Durante os dias em que acontecem as romarias, no Círculo Operário São José, próximo a Basílica Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, é realizado o tradicional Encontro com os Romeiros onde os participantes realizam trocas de experiências, fazem suas homenagens e expressam sua fé.
Este encontro foi uma iniciativa que a irmã Anette Dumoulin teve há 35 anos, no intuito de propor aos romeiros um espaço onde pudessem cantar, dizer o que o coração sente e fazer suas partilhas na dinâmica do “romeiro que evangeliza romeiro”. “Eu aprendi muito com estas reuniões de romeiros ouvindo o que eles tem no coração”, confessa a religiosa.
De início o encontro acontecia em uma sala de reuniões, onde hoje funciona a Capela do Santíssimo, mas devido o crescimento na participação foi escolhido um lugar mais amplo. “O romeiro precisa partilhar. Ele é gente. Ele é o protagonista da romaria. Nunca podemos esquecer que é o romeiro que faz a romaria. Nós acolhemos, mas ele que é o sujeito. Ele tem uma criatividade incrível, faz benditos novos, canta os de 100 anos atrás, porque tudo isso está no coração deles. É uma alegria tão grande que não dá para descrever, são coisas emocionais muito profundas. Eles expressam do fundo do coração a alegria de estar em Juazeiro”, continuou a irmã Anette.

Realmente, esta alegria é notória no rosto daqueles que participam da reunião como disse a romeira alagoana, Maria Edileuza da Silva, que cantou um dos benditos: “nos sentimos muito maravilhosos quando estamos aqui”. O mesmo sentimento foi expressado pelo romeiro sergipano, Salomão Rodrigues da Silva, que há 12 anos ininterruptos participa das romarias em Juazeiro do Norte e confessa: “Eu sou fã dessa reunião, não perco um dia. Todos os anos quando venho estou aqui nesse cantinho”. Salomão ainda disse que são as palestras e os avisos que orientam os romeiros, o que ele mais gosta nestes encontros.
Na Romaria das Candeias o Encontro com os Romeiros aconteceu do dia 29 de janeiro a 1 de fevereiro.





