Atendendo ao pedido do Papa Francisco de “avançar para águas mais profundas”, membros da Paróquia Senhora Sant’Ana, de Santana do Cariri, passaram a manhã de hoje, dia 29 de janeiro, reunidos com dom Gilberto Pastana, refletindo sobre Renovação Paroquial.
A atividade de assessoria, que é uma das que o bispo mais gosta de realizar, propôs interação e diálogo formativo para fortificar os Conselhos de Pastorais existente na Igreja Matriz e em suas comunidades, orientando como eles devem agir para o bem de todos. “Comunidade é vida em comum. Pensam juntos, rezam juntos e se salvam juntos. Nós não nos salvaremos sozinhos, nos salvaremos em comunidade. Uma paróquia deve ser comunidade, rede de comunidades”, disse dom Pastana.
Para aprofundar esta reflexão o bispo partiu da realidade vivenciada pelos primeiros cristãos, fazendo um comparativo com o que o mundo é hoje. “Sempre houve comunidade. O que o Papa pede não é novo, os primeiros cristãos já viviam isso, chegando o povo a reconhece-los por suas ações, afirmando ‘Vejam como eles se amam’ como relata o livro dos Atos dos Apóstolos. Diferente disso, hoje o mundo é individualista, consumista e relativista”, falou.

As três características da realidade atual foram destacadas por dom Pastana, pois segundo ele, ao contrário dos primeiros cristãos, hoje, os desejos pessoais são colocados como prioridade, descartando as necessidades comuns. “Às vezes os próprios grupos da Igreja vivem de forma individualista”, falou o bispo; a outra preocupação, o consumismo, torna as pessoas cada vez mais egoístas, fazendo com que comprem coisas sem necessidade e tornando as próprias festas cristãs, como o natal e a páscoa, por exemplo, festas consumistas; e por fim o relativismo que torna tudo relativista como o pecado, casamento, a família.
“Diante disso é possível viver como os primeiros cristãos?”, perguntou dom Gilberto. A esta indagação o bispo respondeu dizendo que é possível sim quando as comunidades se inspiram nos quatro distintivos da Igreja primitiva: o ensinamento dos apóstolos, a comunhão fraterna, a fração do pão e as orações.
A formação para os membros dos Conselhos de Pastorais fez parte da programação das comemorações do primeiro centenário da Paróquia Senhora Sant’Ana, que acontece durante o dia de hoje.

Conselho Paroquial
Devem fazer parte do Conselho de Pastoral os membros das pastorais e movimentos de toda a paróquia/ comunidade. Em Santana do Cariri o Conselho foi criado há dois meses e já foi formado em vinte e duas comunidades.
A partir deste encontro proposto por dom Gilberto, que deve passar em todas as paróquias assessorando esta formação, acredita-se que os membros do Conselho tornem-se conscientes da importância do seu papel ativo na caminhada da Igreja e da sociedade, buscando o bem comum de todos.
Esta primeira formação, rica em orientações sobre os Conselhos, foi avaliada de forma positiva pelos participantes, em especial pelo exemplo da Igreja em Saída demonstrado por dom Pastana. “A partir dos esclarecimentos dados por dom Gilberto vamos puder trabalhar melhor, trazendo mais pessoas para a Igreja, indo ao encontro e os incentivando para o engajamento nas pastorais e movimentos. Isso faz parte de uma organização e nós precisamos compreender que para a Igreja funcionar bem ela precisa estar organizada”, destacou Aline Feitosa.





