SerTão PJ em missão

Compartilhe:

Durante os dias em que acontece a Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude (ANPJ), em Crato, de 22 a 29 de janeiro, os jovens do Ceará participam também de atividades missionárias que são desenvolvidas no Distrito Ponta da Serra, na Paróquia São José Operário.

Além de visitas as famílias, momentos de oficinas sobre o carisma da Pastoral da Juventude que são realizados durante o dia, na programação da Missão Jovem acontece, a noite, celebrações e nesta quinta-feira, dia 26, o bispo dom Gilberto Pastana esteve presente, presidindo a Santa Missa que foi concelebrada pelo pároco, padre José Ricardo, o monsenhor Bosco Cartaxo, padre Raimundo Ribeiro e padre Paulo Borges.

Dom Pastana com os padres que concelebraram. (Foto: Patrícia Silva)

“A missão não é uma atividade, não é uma ação localizada da Igreja. A missão é um jeito de ser da Igreja. A Igreja é missionária por excelência e essa Igreja somos nós. Missão é ir ao encontro das pessoas, da sua história, dos seus sonhos, das suas esperanças. É ir ao encontro das pessoas e partilhar nossa experiência de fé, nossa vida, nossos sonhos, os sonhos de Deus, o desejo de Deus que deve ser concretizado na nossa existência”, disse o bispo aos jovens.

Sessenta jovens participam da missão, sendo trinta e seis do Regional NE I da CNBB e vinte e quatro da paróquia São José Operário. Oito comunidades estão sendo visitadas durante estes dias de missão, que propicia aos jovens missionários um revigoramento da fé. Muito mais que doar, eles recebem ensinamentos. “Estamos aprendendo muito nestes dias, em especial a ouvir. O que a ANPJ propõe é que esta missão não termine aqui. Agora chegou o momento de florescermos em nossa paróquia, em nossas comunidades, que é onde estão nossas raízes”, disse Aline Nataniele, coordenadora paroquial da PJ.

Uma imagem de Nossa Senhora Aparecida foi levada até o altar no início da celebração, recordando a vivencia do Ano Mariano. (Foto: Patrícia Silva)

Para aqueles que vieram das dioceses do Ceará, o deslumbramento pela atividade missionária também era notório. “O desejo de fazer morada em terras do Cariri tornou-se comum a toda PJ nacional, não seria diferente com os jovens e as jovens do Ceará, percebemos que o solo das terras do Crato é fértil e perfeito para fazer florescer a nova esperança que irá aquecer nossos corações”, destacou Leidiane Sousa, da Arquidiocese de Fortaleza.

A celebração também foi realizada em ação de graças pelos treze anos do Terço dos Homens da paróquia.

Gratidão

Antes de iniciar a Santa Missa um agradecimento especial foi feito a dom Gilberto Pastana, onde o bispo foi presenteado pelos jovens com um chapéu de palha, uma caixa contendo um cacto e uma cruz da missão e também o kit missionário com uma garrafa do padre Cícero, um livro com os quatro evangelhos e um terço.

Dom Gilberto recebendo o presente dos jovens. (Foto: Patrícia Silva)

“Hoje, nós jovens da PJ do Regional NE I, destacamos uma mão que nos ofereceu carinho e disponibilidade. A nossa gratidão a V. Excelência Reverendíssima dom Gilberto Pastana de Oliveira. Obrigado por nos acolher e nos ajudar de tantas formas diferentes, sempre com um olhar atencioso aos nossos anseios e compartilhando de nossas alegrias”, dizia a homenagem.

Gestos Concretos

A celebração foi rica em simbolismo. Dom Pastana não poupou palavras de incentivo a juventude que, em contrapartida, respondia com cânticos entusiasmados e brilho no olhar carregado de esperança.

Durante a procissão das oferendas os jovens ofertaram a missão que estão realizando e mudas de Ipês. (Foto: Patrícia Silva)

Como gesto concreto, no momento do ofertório alguns dos jovens que participavam da missão entraram carregando dizeres com palavras que estão sendo vivenciadas no decorrer da semana como conversar, conhecer, rezar, cuidar, sendo acompanhados por uma muda de Ipê.

No final da missa representantes de cada uma das oito comunidades visitadas receberam as mudas das mãos de dom Gilberto e o padre Ricardo, que devem serem plantadas, regadas e cuidadas para recordar este momento importante que foi a visita dos jovens na celebração da ANPJ. “Cuidem e quando tiver dando sombra eu vou lá para tomar um cafezinho com vocês”, disse o bispo arrancando aplausos da comunidade.

Após a celebração aconteceu a parte cultural com apresentação de cantores da terra, dentre elas a dança do côco. (Foto: Patrícia Silva)

Além das mudas, um outro gesto concreto foi apresentado na celebração: a criação de mais um grupo de jovens com o carisma da Pastoral da Juventude, que também recebeu uma muda, fechando esse momento de grande alegria.

No vídeo a ciranda com o Hino da ANPJ:

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts