Dia 20 de janeiro é dia de festa não só para a Paróquia Nossa Senhora das Dores, mas também para as demais quatorze paróquias que compõe a região forânea 2 da diocese de Crato, pois foi desta Igreja centenária que elas surgiram. Para manter esta união, as paróquias de Juazeiro do Norte, Barbalha e Caririaçu são convidadas a participarem deste grande momento com o repicar dos sinos e a procissão com a imagem dos padroeiros.
“Os paroquianos de todas as paróquias, virão com o pároco, trazendo o seu padroeiro em um pequeno andor para fazer parte da procissão que sairá às 18h da Capela do Socorro. Chegando na Basílica terá um lugar, no entorno da grade na frente do altar, com o nome de cada padroeiro, onde as paróquias devem colocar o seu andor e assim participar da celebração solene”, explicou Francisca Sampaio, membro da coordenação do centenário.

O objetivo disso é mostrar aos romeiros que nesta região não tem só uma paróquia e também fazer com que os membros das paróquias vivenciem a tradicional experiência que os romeiros fazem ao chegar em Juazeiro do Norte, de trazer o andor do seu padroeiro e levar até a Capela do Encontro, por isso “os andores deverão ser simples e, após a celebração solene, serem colocados na Capela do Encontro fazendo memória da caminhada dos romeiros que chegam com os andores”, destacou Francisca.
Os membros das paróquias aguardam ansiosos para participarem deste momento onde, segundo o padre Luciano Pinheiro de Brito, vigário forâneo, “todos devem expressar gratidão pela religiosidade presente nestes cem anos de paróquia da Igreja Mãe de nossa cidade. Cem anos de caminhada em que se realizou o múnus de ensinar e santificar o povo de Deus”.
Também no dia 20 de janeiro, ao meio dia, os sinos das paróquias da forania 2 e das cidades romeiras irão badalar anunciando a chegada do grande dia, anunciando a festa do centenário da Paróquia Nossa Senhora das Dores.





