Dom Fernando preside Missa da Noite de Natal na Catedral de Nossa Senhora da Penha

Compartilhe:

Neste sábado, dia 24 de dezembro, a Igreja Catedral de Nossa Senhora da Penha, em Crato, foi toda enfeitada de luzes e cores para celebrar a noite Santa em que fazemos memória ao nascimento de Jesus, filho de Deus e de Maria, o Verbo Eterno, nosso Salvador. A solenidade do Natal do Senhor foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Fernando Panico, às 22h. Esta é a missa mais importante do calendário litúrgico católico, ao lado da celebração de Páscoa.

Dom Fernando, em cortejo processional com alguns padres das paróquias vizinhas, foi recebido com acenos pelos fiéis que acompanhavam a celebração.

O rito da cerimônia começou com um momento de preparação, em silêncio e recolhimento, seguido das calendas, antigo texto que anuncia o nascimento de Cristo, que foi cantado ao princípio da missa, pelo padre Wesley Barros, um dos formadores do Seminário São José.

Em frente à mesa do altar foi colocada a imagem do Menino Jesus e, ao lado, uma imagem da Sagrada Família de Nazaré.

(Fiéis acompanham a tradicional Missa do Galo na Igreja Catedral. Foto: Patrícia Mirelly)
(Fiéis acompanham a tradicional Missa do Galo na Igreja Catedral. Foto: Patrícia Mirelly)

Homilia

Tecendo comentários sobre a beleza do Evangelho (Lc 2,1-14), que narra o nascimento de Jesus, “que entrou na história humana para testemunhar a profunda comunhão do Pai, no amor do Espírito”, disse que a celebração desta noite “tem sabor especial”, pois é o último Natal celebrado com os fiéis na Igreja Catedral.

– Sinto, neste momento, alegria de poder dizer, com vocês, à imitação de Jesus: Eis-me, aqui, Senhor, para fazer a Tua Vontade. Eu vou para onde tu me enviares. Eu quero, unicamente, te servir até o último dia da minha vida. Peçamos a Deus que nos fortaleça sempre mais, como filhos amados do Pai, que buscam seguir Jesus, que abraça Jesus que nasce. E voltando para casa, depois dessa celebração, festejando o Santo Natal, deem a todos o abraço do bispo Dom Fernando que continua, sempre, até a morte, amando esta Igreja, na qual ele aprendeu a servir e seguir melhor este crucificado, Jesus Cristo.

dsc_0057
(Após a missa, o bispo rezou diante de um presépio instalado próximo à Capela do Santíssimo Sacramento. Foto: Patrícia Mirelly)

 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts