Com voz embargada e muito comovido, Dom Fernando Panico despediu-se dos seminaristas, na noite desta sexta-feira, dia 09, em missa de ação de graças pelos serviços e cuidados dispensados ao Seminário Diocesano São José, durante os quinze anos em que esteve à frente da Diocese de Crato- CE.
Na ocasião, ele recebeu diversas homenagens, entre elas uma poesia e um vídeo, onde os seminaristas davam testemunho do bem que o pastor diocesano lhes fez ao longo de suas jornadas vocacionais. Também foi entregue um quadro, no qual Dom Fernando aparece com o báculo (de madeira e alguns espinhos) da época de sua ordenação episcopal.
“Quero, com vocês, dar graças a Deus por todos os anos do meu episcopado. Diversos que por aqui passaram hoje são padres. Outros amadureceram o chamado de Deus e encontraram outra estrada para servir o Reino de Deus. Esta casa é uma casa abençoada, que acolhe jovens generosos, que assumem uma proposta de vida. Agradeço a Deus por cada um de vocês e peço a Ele que lhes dê perseverança e alegria. Está é a última celebração com vocês. Mas é como se fosse a primeira, porque toda liturgia deve ser amada, vivida”, disse o bispo, ao iniciar a homilia.

Muito comovido, Dom Fernando agradeceu aos seminaristas pelas demonstrações de respeito e estima, ao mesmo tempo em que os exortou a não deixarem morrer “a esperança, o desejo de Deus, de ser ‘pai’, pastores”. “Espero que nos encontremos em breve… Com a minha bênção, eu os exorto a viver em santidade. Deus abençoe, acompanhe vocês. Levem o meu abraço às suas paróquias e seus familiares”, finalizou.
O reitor do Seminário, Padre Acúrcio Barros, igualmente comovido, rendeu graças ao pastor diocesano, chamando-o de “Pai”. “Entre nós todos existe uma unanimidade: entre todos esses jovens, inclusive de outras dioceses, o quanto nós te amamos e o quanto o senhor é referência de humildade e sabedoria”.
Padre Wesley Barros, diretor de disciplina, também agradeceu: “A maior herança que o senhor nos deixa é o sacerdócio”.
A secretária Célia Pinheiro, que trabalhou no Instituto Diocesano de Filosofia e Teologia durante muitos anos, mas por necessidade particular deixa o cargo, também foi homenageada. Ela recebeu a cópia do quadro de São José pintado em 1925 (peça considera já histórica, pelos quase cem anos) e que fica no refeitório do Seminário.
Veja fotos deste momento de emoção e gratidão, acessando a galeria:
https://diocesedecrato.org/gallery/seminaristas-fazem-homenagem-a-dom-fernando/





