Dom Fernando sobre Monsenhor Dermival: “60 anos de sacerdócio que nos orgulham como Igreja, como diocese, como paróquia”

Compartilhe:

O dia oito de dezembro foi de festa para toda a Igreja que saudou a Imaculada Conceição de Maria e também elevou preces e ações de graças por ocasião dos 86 anos de idade e 60 anos de sacerdócio do Monsenhor Dermival de Anchieta Gondim, baluarte da comunidade paroquial do Sagrado Coração de Jesus, de Brejo Santo.

Durante a homilia da solene cerimônia Eucarística, rezada com a beleza do canto litúrgico do coral de seminaristas, Schola Cantorum Iesus Salvatona, do Seminário São José, de Crato, Dom Fernando dirigiu saudação aos paroquianos e demais fiéis, falando da dedicação do monsenhor, cujos 60 anos de sacerdócio “nos orgulham como Igreja, como diocese e como paróquia”.

Segundo Dom Fernando, a data de hoje faz pensar no chamado de Deus e na disposição em responde-lo. “Deus escolhe homens e mulheres de acordo com o seu beneplácito, de acordo com o seu bem-querer. Quando encontra pessoas dispostas, realiza maravilhas”.

Nesta festa que hoje celebramos – continuou o bispo – há muitos sentimentos para serem vivenciados com um coração humilde e confiante. Também queremos louvar a Deus pela vida de monsenhor Dermival, ordenado padre há 60 anos, no dia da sua madrinha, a Imaculada Conceição, que, do alto, celebra conosco este trabalho de perseverança ao chamado de Deus.

Trajetória luminosa

O dia 08 de dezembro também marcou a entrega da missão do monsenhor Dermival como pároco de Brejo Santo, cuja trajetória Dom Fernando classificou de “luminosa e fecunda”. Em seu lugar assume, como administrador paroquial, o padre Pedro André Bitu, então vigário. Após a leitura da provisão (documento de nomeação), num discurso muito respeitoso, o padre agradeceu a confiança do monsenhor, exortou o povo a ajuda-lo no pastoreio e disse querer trabalhar em conjunto com o padre Arnaldo Pereira, pároco da recém criada paróquia de São Francisco.

dsc_0153-copy
(Monsenhor Dermival ao lado do Padre Pedro André: “Recebi (a paróquia) de um Pedro (Inácio Ribeiro, primeiro pároco de Brejo Santo) e entrego a outro Pedro”. Foto: Patrícia Silva)

Para saber mais sobre a trajetória do monsenhor Dermival, acesse:

https://diocesedecrato.org/noticiasdiocese/monsenhor-dermival-85-anos-de-vida-59-anos-de-sacerdocio/

Acesse, também, a galeria:

https://diocesedecrato.org/gallery/60-anos-monsenhor-dermival-e-inicio-do-ministerio-do-padre-pedro-andre-em-brejo-santo/

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts