A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Juazeiro do Norte- CE, se tornou a primeira igreja do município a ser climatizada em celebração realizada no dia 5 de agosto, presidida por Dom Fernando Panico, e concelebrada pelo Pe. Edimilson Neves, o pároco Pe. Francisco Luiz dos Santos, diáconos e centenas de fiéis que participaram da deste momento de Ação de Graças. Na mesma data foi abençoada a praça na lateral da Matriz que possui uma imagem do Pe. Cícero Romão Batista.
Na Diocese de Crato esta é a segunda paróquia climatizada, a primeira foi a Paróquia de São Raimundo Nonato, no município de Várzea Alegre. Segundo Dom Fernando o acolher bem também é evangelizar, portanto ter um local apropriado para melhor rezar, principalmente por Juazeiro do Norte ser uma cidade muito quente, e renovar o sacrifício pascal de Cristo na eucaristia é propiciar aos fiéis uma melhor comodidade para realizar suas orações e estar, por mais tempo, próximos de Deus.

O bispo ressaltou a importância da inauguração do espaço na lateral da Matriz, dizendo ser ele um local onde o povo pode se reunir ou passar tendo uma visibilidade melhor da igreja e, com este ato, elevar o pensamento a Deus. Também demostrou agradecimento a comunidade paroquial que com a partilha, custeou a realização destas obras, afirmando que “quando o povo quer realizar uma obra, unidos, eles conseguem”.
Os fiéis se mostraram muito satisfeitos com a iniciativa da climatização, como fala Valdizia Duarte, 56, doméstica, “a climatização dará mais conforto aos paroquianos e visitantes, pois em todas as celebrações a Matriz está sempre cheia de fiéis e, por Juazeiro ser uma cidade quente, as pessoas ficarão mais a vontade para participar melhor da celebração. Eu gostei muito e já me sinto até mais a vontade para fazer minhas orações aqui”. Sobre a praça ao lado da Matriz Lúcia Vieira, 61, aposentada, disse que propiciará uma maior segurança, pois dá visibilidade para quem passa por ali, ampliando também as entradas da igreja.

Os projetos inaugurados nesta data estão nos planos do pároco desde quando assumiu a paróquia, em 2009, e segundo ele a climatização foi pensada para acomodar melhor, pois ajudará os fiéis a se tranquilizarem na hora da santa missa e dos demais sacramentos. Com relação ao salão antigo, que foi derrubado após a construção do Centro de Pastoral Monsenhor Onofre, sua intenção é propiciar um melhor acolhimento, agora dos dois lados, fora da igreja matriz. “Me sinto realizado e feliz, sem nenhuma vaidade, mas com muita simplicidade, pensando que organizar o espaço para melhor acolher os fiéis é uma alegria muito grande e também estou com o sentimento de dever cumprido. Este é um projeto que a gente planejou, trabalhou, suou, correu atrás e deu certo”, afirmou.
A obra custou R$ 65.000,00 e foi toda construída através das doações dos paroquianos. Para a ajuda na manutenção o pároco pede aos fiéis que façam sua partilha através do dízimo.




