Veja o que os bispos, padres, diáconos e representantes das paróquias irão refletir na Assembleia Diocesana 2016

Compartilhe:

A Assembleia Diocesana de Pastoral começou nesta sexta-feira, 11, no Centro de Expansão Dom Vicente Araújo Matos, em Crato. Cerca de 256 pessoas, entre padres, religiosas, diáconos e representantes das 55 paróquias, participam desta reunião anual junto aos bispos Dom Fernando Panico e Dom Gilberto Pastana. Trata-se de um momento histórico e precioso, pois é a primeira assembleia com a presença do futuro e do atual pastor diocesano.

Serão dois dias de discussões em torno do tema: “Planejamento e plano de pastoral”. O objetivo, de acordo com o coordenador diocesano de pastoral, padre Vileci Basílio Vidal, é pensar “como fazer um planejamento pastoral que responda às grandes demandas da atualidade e aos apelos que a Igreja vem fazendo, de renovação de suas estruturas, para acolher também as novas realidades e situações do nosso povo”.

O encontro tem caráter formativo, isto é, mediado pelo assessor convidado, padre José Carlos Pereira, de Ribeirão Preto – SP, permite que os participantes estudem e aprofundem a melhor forma de se fazer um planejamento pastoral (para as paróquias) capaz de atender as necessidades que o Plano de Pastoral Diocesano, PPD, traz como desafio: dar “um rosto novo” às pastorais sociais, seguindo os pilares da “Igreja em saída”, presente no “Evangelii Gaudium”, Exortação Apostólica do Papa Francisco sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual.

assembleia-1-copy
(Encontro anual reúne bispos, padres e representantes das paróquias 55 paróquias da diocese. Foto: Rozelia Costa)

A partir, então, das diretrizes do PPD, aprovadas na assembleia do ano passado e que devem nortear a caminhada da Igreja diocesana até 2019, cada paróquia, adequando tais diretrizes às suas realidades, soma grande força na evangelização através dos Ministérios da Palavra (animação bíblico-pastoral), Liturgia (formação litúrgica) e Caridade (cuidado com os necessitados, através das pastorais sociais).

Primeiro dia da Assembleia 

O encontro dos bispos, padres e representantes das paróquias teve início às 8h30 desta sexta-feira, 11, com acolhida dos participantes, seguida das palavras de Dom Fernando Panico e Dom Gilberto Pastana.

O bispo diocesano, saudando a todos, após leitura da carta enviada pelas Monjas Beneditinas da Abadia de Nossa Senhora da Vitória, de Juazeiro do Norte, onde assinam estar em sintonia com a assembleia, rogando a Deus pelo seu bom êxito, desejou que este seja um momento de “comunhão, partilha e fraternidade”, tendo sempre em vista a ação missionária.

Seguindo as exortações do bispo diocesano, seu coadjutor, Dom Gilberto, cumprimentando os participantes, disse que a assembleia é o ponto alto da Igreja, porque, além de reunir diversos segmentos, simboliza a convocação do próprio Deus para que todos saibam responder aos apelos do Reino. Olhando a realidade – desejou o bispo – nós poderemos discernir o que Ele quer para nós concretamente.

(Dom Fernando Panico e Dom Gilberto Pastana também participam da assembleia. Foto: Rozelia Costa)
(Dom Fernando Panico e Dom Gilberto Pastana também participam da assembleia. Foto: Rozelia Costa)

A pauta deste primeiro dia de assembleia está centralizada em como fazer e executar um planejamento pastoral, segundo as motivações e prioridades apresentadas pelos Ministérios da Palavra, Liturgia e Caridade para o ano de 2017. Os trabalhos serão realizados por Forania (grupo de paróquias próximas territorialmente). Estas motivações e prioridades serão discutidas em grupos e plenárias, depois partilhadas para, no dia seguinte, sábado (12), feitas as devidas correções e/ou acréscimos, ser divulgado à assembleia.

Sobre o Assessor

Padre José Carlos Pereira, de Ribeirão Preto – SP, é assessor do CCM (Centro Cultural Missionário), de Brasília/DF, organismo da CNBB, professor licenciado em Filosofia pela UNISAL, bacharel em Teologia pelo Ateneo Santo Anselmo de Roma, mestre em Ciências da Religião, doutor em Sociologia pela PUC-SP e autor de mais de sessenta livros nas áreas de Sociologia, Antropologia, Espiritualidade e Teologia (eclesiologia, pastoral, dogmática), publicados no Brasil e no exterior.

assembleia-2-copy

 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts