Paróquias de Juazeiro do Norte e Caririaçu realizam Dia Nacional da Juventude

Compartilhe:

“Façam bagunça! […] Uma bagunça que nos dê um coração livre, uma bagunça que nos dê solidariedade, uma bagunça que nos dê esperança, uma bagunça que nasça de ter conhecido Jesus”, assim disse o Papa Francisco aos milhares de jovens que o aguardavam por ocasião de sua chegada ao Paraguai.

Seguindo à risca o pedido do papa, os jovens das Paróquias de Juazeiro do Norte e Caririaçu, respectivamente, São João Bosco e São Pedro, celebraram, com grande jubilo – e santa bagunça, o Dia Nacional da Juventude, DNJ, neste final de semana (29 e 30/ 10).

Centralizada no tema “Juventude e Casa Comum”, em Juazeiro, a data foi comemorada com momento formativo, caminhada, missa e plantio de árvore, simbolizando “o cuidado e a vida nova”, nas palavras do assessor da comissão de juventude paroquial, Lucenildo Lima. “Essa árvore deverá florescer junto aos meninos e meninas, que eles se engajem na missão, levando esse tema para suas comunidades”, acrescentou.

O momento formativo, batizado de “Papo Jovem”, foi conduzido pelo coordenador diocesano da Pastoral da Juventude, Licaon Rocha. À luz da bíblia, de modo especial, a passagem do livro do Gênese, da Carta Encíclica “Laudato Si’” e algumas músicas referentes à natureza, ele exortou os jovens a participar, de forma mais ativa e integrada, dos movimentos da Igreja.

juventude-ii
(Em Caririaçu, a juventude também fez “santa bagunça”. Foto: Patrícia Mirelly)

Já em Caririaçu, a celebração aconteceu na quadra da Secretaria de Ação Social e reuniu centenas de jovens, que pularam e gritaram ao som do “Ministério Talita Kum”, da Comunidade Aliança de Misericórdia. Por lá o bate-papo foi conduzido pela Irmã Maria Aldenira Máximo, religiosa da Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus. Com vídeos, passagens bíblicas e trechos da “Laudato Si’”, ela recordou exemplos de santidade como o de Teresinha de Lisieux [santa carmelita que, aos quatorze anos, decidira entrar no claustro, tornando-se, anos depois, padroeira das missões],  Teresa de Jesus [também carmelita, determinara-se  pelo Cristo, fazendo da contemplação mística o seu ideal de vida] e São João Paulo II [grande incentivador da juventude].

A programação também contou com santa missa, seguida de show religioso. O DNJ é celebrado, sempre, no último domingo de outubro, mas, na Diocese de Crato, ficou a critério das próprias paróquias decidirem a data mais apropriada para festejá-lo.

Sobre o DNJ

Há 30 anos foi decretado pela Organização das Nações Unidas, ONU, “O Ano Internacional da Juventude”. Como gesto concreto, a Pastoral da Juventude do Brasil assumiu a celebração do DIA NACIONAL DA JUVENTUDE, marcado por mobilizações de milhares de jovens, em todo o país, para celebrar, como igreja, a vida da juventude.

Para saber mais, acesse: http://jovensconectados.org.br/canal/juventude/dnj

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts