Jubileu, em hebraico, quer dizer “Toque da trombeta de Deus”, convocando para uma grande celebração. E na manhã deste domingo, dia 30, a paróquia Nossa Senhora de Fátima, da cidade de Crato, celebrou jubileu por ocasião do Ano Santo da Misericórdia.
Para fazê-lo, no entanto, foi preciso uma semana de preparação que, de acordo com o pároco, padre José Vicente, que também é vigário-geral da Diocese de Crato, consistiu em encontros, reuniões, estudos bíblicos, confissões, celebrações eucarísticas e pregações. “Todos esses eventos foram na perspectiva para a preparação dos fiéis como um todo para vivenciar este momento de hoje”, explicou.
A culminância do jubileu deu-se, então, após concentração dos paroquianos na Praça da Sé, onde, em seguida, partiram em direção à Porta Santa da Catedral, recitando as orações necessárias às indigências: o Credo, o pai-nosso e o glória ao Pai, segundo as intenções do Santo Padre, o Papa. Depois, uma missa foi presidida pelo bispo coadjutor, Dom Gilberto Pastana, selando as celebrações.

Na homilia, o pastor saudou os fiéis pela iniciativa, e, a partir das leituras, lembrou a figura de Deus como sendo “misericórdia, piedade e bom para com todos”. Participaram deste momento fecundo, seminaristas, diáconos, além dos diversos movimentos, apostolados e pastorais. Romeiros que visitavam a Sé, também estiveram presentes.
Ao final da missa, a assembleia rezou uma Ave-Maria em ação de graças pela passagem do aniversário episcopal de Dom Gilberto Pastana, celebrado na última sexta-feira, dia 29.






