O encontro do clero da diocese de Crato foi concluído no início da tarde de ontem, dia 26 de outubro, mas a missão não acabou ali. Ela apenas foi impulsionada. E foi neste espírito missionário, de estar a caminho, que dom Gilberto Pastana continuou sua visita aos padres da diocese indo, logo após o termino da reunião, à Paróquia São Vicente de Paulo, em Barbalha, conhecer a realidade em que vive o padre Leonardo Pinheiro de Brito.
Chegando ao local o bispo conheceu a secretaria, rezou na Capela do Santíssimo Sacramento e visitou os espaços da Igreja Matriz como a sacristia e a sala onde está uma imagem do santo padroeiro contendo uma relíquia. Dom Gilberto ainda falou com os trabalhadores que estavam reformando as vidraças das portas laterais da Igreja, com fiéis que rezavam na Matriz e um grupo de senhoras da Legião de Maria que avaliavam suas visitas missionárias e planejavam as próximas. “O senhor não atrasa”, disse uma delas sobre a pontualidade do bispo.

Sobre este comentário dom Gilberto falou, mencionando a passagem bíblica de Mateus capitulo 25, versículos do 1 ao 13 que fala sobre vigilância: “tenho que ser pontual para entrar na casa a tempo, senão o dono da casa chegará e fechará a porta e eu ficarei do lado de fora”, todos sorriram e pareceram compreender o ensinamento proporcionado por aquele breve e profundo encontro.
Após este momento o bispo e o padre dialogaram por algumas horas na secretaria paroquial.

Outras atividades
A Paróquia São Vicente de Paulo possui doze comunidades, e após a conversa com o padre Leonardo o bispo foi conhecer uma delas: a Comunidade São João Batista, localizada no distrito Estrela. Além da capela o bispo e conheceu também o centro comunitário. Depois retornou a Matriz onde participou de uma convivência com alguns padres, em sua maioria de Barbalha, a qual ele denominou de “fraternidade sacerdotal”.
Em seguida o bispo presidiu o sacramento do crisma à 142 jovens da paróquia, falando da importância da família para a educação dos filhos na fé e recordando aos jovens crismandos que a celebração do sacramento “não é a conclusão de um curso, mas o início de uma nova vida”.

As atividades nesta paróquia terminaram por volta das 22h, mas como um bom pastor, dom Gilberto ainda foi visitar a família do padre Lindoval José da Silva, que é da diocese de Crato e exerce sua missão em Portugal. Chegando na residência o bispo rezou com a família do sacerdote pela saúde do pai do padre que estava muito debilitada devido um Acidente Vascular Cerebral, e abraçou a cada um com um abraço encorajador.
Infelizmente hoje, dia 27, a diocese de Crato recebeu a notícia de que o senhor Francisco José da Silva, pai do padre Lindoval, havia veio a óbito por falência múltipla dos órgãos.






