Aconteceu no dia 21 de maio às 9h e 30, na sede do sindicato dos agricultores de Salitre, uma reunião da Comissão Municipal do Sistema de Cisternas junto a Cáritas da Diocese de Crato. Nesta comissão estão representantes do poder municipal, agricultores, Ematerce e das igrejas.
A cidade de Salitre possui uma economia advinda da agricultura, o que com o período de seca vivido entre 2012 e 2013, dificultou a sobrevivência dos seus moradores que em alguns momentos chegaram ao ponto de comprar água, pois já não tinham o que beber. Vale ressaltar que a água da cidade é salubre.
Com o projeto um milhão de cisternas, se pretende fazer com que as famílias de Salitre sejam contempladas com esta ajuda e lutem por melhorias de vida, sendo um apoio para aqueles que só veem nos auxílios do governo a única fonte de renda.

Segundo a coordenadora do projeto, Angelita Maciel, da Cáritas Diocesana, “nós queremos ajudar a população de Salitre, mas também queremos fazer com que eles vejam que eles podem lutar por uma vida melhor, não se tornar dependentes do mínimo que é oferecido por algumas ‘bolsas’. Eu defendo a luta pela reforma agrária como a melhor opção para trabalharmos no semi-árido. Podemos ir mais longe, investindo da melhor forma em nosso povo, com projetos pequenos mas que façam a diferença, o próprio Pe. Cícero nos ensinou isso. Do que adianta gastar milhões em obras de transposição do Rio São Francisco se os mais pobres não serão beneficiados? Aqui sabemos que o povo que necessita desta obra está sendo contemplado”.
O agricultor Antônio Luciano Alves, 45, disse que os últimos dois anos foram muito difíceis, “eu sobrevivo da agricultura, planto feijão, mandioca, milho, mas com a seca dos dois anos foi muito difícil, pois não tínhamos o que vender, se plantávamos não colhíamos. Minha família tem seis pessoas e tínhamos até que comprar água, com o projeto de cisternas o problema da água já vamos resolvendo e assim vamos nos animando para viver melhor”.
Até o mês de dezembro a Cáritas tem como meta implantar 1.225 cisternas nesta cidade.





