Jubileu da Juventude: 5 mil jovens festejam o centenário da Diocese de Crato, em Santana do Cariri

Compartilhe:

Com programação que começou às 14h, do dia 18 de maio, na cidade de Santana do Cariri, 5 mil jovens se reuniram para festejarem o centenário da Diocese de Crato, no Jubileu da Juventude, com show da Banda Nova Órbita, peregrinação ao local do martírio da Serva de Deus Benigna Cardoso, oração e participação na Santa Missa presidida por Dom Fernando Panico e concelebrada por diversos padres. Religiosas também estiveram presentes.

A participação da juventude na romaria jovem, como também ficou conhecida a celebração do jubileu, foi um momento comparado com a visita dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude, em fevereiro de 2012, nesta diocese, que movimentou milhares de jovens para anunciarem a alegria de servir a Cristo. Aqui eles intensificaram esta realidade através de um modelo de santidade bem próxima, a jovem Benigna, que se encontra com o processo de Beatificação no Vaticano.

Momentos assim são necessários para mostrarmos que somos uma igreja jovem, disse a coordenadora diocesana do Setor Juventude, Irmã Aldenira Máximo, que expressou grande felicidade por esta realização. Segundo ela “estamos vivenciando um momento sublime na história de nossa diocese, 100 anos de existência, e celebrar uma festa tão bonita assim com os nossos jovens faz com que tenhamos mais vontade de plantarmos a semente do evangelho no coração de cada um, para que tenhamos uma igreja sempre viva e com o rosto sempre jovem”. A coordenadora disse que o exemplo da jovem Benigna, que foi martirizada aos 13 anos por defender sua castidade, é um forte testemunho para toda a juventude que é bombardeada pela modernidade, que traz a eles a perca de valores, “em Benigna vemos que vale a pena vivenciar o amor de Deus e lutar por ele até o fim”.

Os jovens fazendo um momento de reflexão sobre as máculas que a juventude de hoje carrega.
Os jovens fazendo um momento de reflexão sobre as máculas que a juventude de hoje carrega.

Os jovens, vindo de diversas paróquias da diocese, também se mostraram empolgados com este jubileu, e com o exemplo de Benigna como disse José Eduardo do Patrocínio, 15 anos, Juazeiro do Norte, “esta é uma experiência muito gratificante, pois podemos sentir e conhecer mais a história de Benigna. Hoje a juventude vive uma vida muito exagerada onde a castidade não importa mais, como se ela não fosse mais necessária e aqui nós vemos que a juventude da igreja realmente quer viver sua castidade. Benigna sofreu o martírio por causa da castidade e hoje nós sofremos a ridicularização por causa da castidade, mas o exemplo de Benigna faz querermos seguir este chamado como ela seguiu, até o fim”.

Maria Martins, 22, Baixio, disse que “este momento é importante em diversos pontos, desde o exemplo de Benigna com a castidade até o fato de reunirmos todos os jovens em um grande encontro que mostra a população nossa presença firme na igreja. Acredito que isso é contagiante aos demais jovens e pode fazer com que eles saiam de situações que os afastam de Deus, pois conseguem enxergar em nossos rostos uma alegria que não passa. Os encontros preparativos também foram relevantes para chegarmos a este momento maior”.

Sobre a dinamicidade da programação a Irmã Jaqueline Alves, assessora de juventude, Missão Velha, disse “tudo o que foi transmitido através da música, da missa ficará gravado no coração dos jovens e o que está acontecendo aqui é muito significativo para a diocese. O jovem na sociedade atual escuta tantas vozes, tanto barulho e a igreja se volta, por meio da sua palavra, para cada um deles. Aqui os nossos jovens são chamados a se voltarem para o exemplo de Jesus Cristo e também da jovem Benigna, que foi jovem como nós e que amou a Deus até as últimas consequências”.

Dom Fernando Panico celebrando o Jubileu da Juventude juntos com os jovens da Diocese de Crato.
Dom Fernando Panico celebrando o Jubileu da Juventude juntos com os jovens da Diocese de Crato.

Dom Fernando definiu esse momento como um teatro onde pode ser contemplado o teatro da fé, “fé de pessoas que são capazes de serem sonhadoras, pessoas que olham para frente e não para trás. Essa é a juventude que caminha e segue um Jesus que nos faz caminhar por princípios que jamais poderemos esquecer”. Ele ainda disse que “essa romaria nos confronta com o exemplo da Serva de Deus, menina de 13 anos que nos deu o exemplo de ser apaixonada por Jesus. Jovens, o mundo não tem verdade, o mundo só tem mentira pois só Jesus é a verdade e Benigna entendeu isso, ela abraçou a verdade do amor, preferiu morrer antes de ofender a Deus. Para nós fica a responsabilidade de seguir o exemplo dela, pois ela está no céu com o seu exemplo de fidelidade e o nosso coração só poderia se preencher com coisas santas, olhar para o céu, pois o céu é certeza e não uma fábula”.

O bispo ainda frisou a importância do exemplo de Benigna lembrando que “ela deu a vida por amor, como Jesus fez por cada um de nós”, pediu que os jovens “sejam capazes de se apaixonar por Jesus caminho, verdade e vida” e rezou pedindo que “o céu que benigna contemplou possa brilhar também para nós”.

O jubileu da juventude está dentro das comemorações do ano jubilar da Diocese de Crato, por ocasião do seu centenário que acontecerá dia 20 de outubro de 2014.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts