A Assembleia Diocesana de Pastoral da diocese de Crato foi o principal tema discutido pelos representantes dos ministérios da liturgia, palavra e caridade na reunião do Conselho Diocesano de Pastoral, realizada hoje, dia 8 de outubro, pela manhã, no salão da Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato.
A assembleia, que acontecerá no Centro de Expansão Dom Vicente de Araújo Matos, em Crato, deve iniciar às 7h do dia 11 de novembro e ser concluída às 17h, do dia seguinte, com a celebração de encerramento do Ano Santo da Misericórdia e o fechamento da Porta Santa, na Igreja Mãe da diocese.

Quem irá assessorar este momento formativo será o padre José Carlos Pereira, que já esteve na diocese em setembro de 2014 assessorando o Seminário Diocesano de Pastoral, que teve como tema com o tema Comunidade – Identidade, desafios e perspectivas.
Segundo o padre Vileci Basílio, coordenador diocesano de pastoral, a formação proposta pela assembleia será dividida em três etapas. Primeiramente acontecerá o aprofundamento sobre o recenseamento de cada paróquia, onde possa se ter o diagnóstico de cada uma; depois será visto como fazer o planejamento pastoral paroquial a partir do Plano Diocesano de Pastoral (PPD). “O PPD deve ecoar na vida das comunidades através de um plano de pastoral paroquial”, afirmou o padre Vileci.
Por fim será feito o encaminhamento para a aprovação do regimento dos conselhos de comunidades, a fim de que se possa ter uma Igreja organizada na base e acompanhada pelo conselho da comunidade, que deve ser implantado em todas as paróquias e seus respectivos setores.

Além do planejamento da assembleia, os cerca de trinta participantes da reunião também discutiram sobre como vivenciar a catequese na vida pessoal e comunitária e a importância da celebração da palavra nas comunidades.
O agradecimento de dom Gilberto Pastana, que não participou da reunião devido estar em Imperatriz (MA), foi apresentado aos participantes, como também apoiada por todos a proposta do bispo coadjutor de fazer uma reunião com os prefeitos eleitos nos trinta e dois municípios que fazem parte da diocese de Crato, para ouvi-los e orientá-los. Este encontro ainda não tem data marcada, mas será comunicada assim que houver o agendamento.
Assessor

José Carlos Pereira é padre passionista, professor licenciado em Filosofia pela UNISAL; bacharel em Teologia pelo Ateneo Santo Anselmo de Roma; mestre em Ciências da Religião e doutor em Sociologia pela PUC-SP. Ministra cursos e palestras em paróquias e dioceses do Brasil. É autor de mais de sessenta livros nas áreas de Sociologia, Antropologia, Espiritualidade e Teologia (eclesiologia, pastoral, dogmática), publicados no Brasil e no exterior.
Dentre os livros publicados pela editora PAULUS podemos destacar: Guia de gerenciamento e administração paroquial, Curso de preparação para o batismo, Tríduo do padroeiro, Pastoral da visitação, Pastoral da escuta, Serviço de animação vocacional paroquial, Gestão eficaz: Sugestões para a renovação paroquial, Liturgia da Palavra I, Liturgia da Palavra II, Novos ventos nos conventos, Catequistas, discípulos e missionários e Como fazer um planejamento pastoral: paroquial e diocesano.





