Dentro das comemorações do ano jubilar Dom Fernando Panico ordena 1 padre e 3 diáconos para a messe do Senhor

Compartilhe:

Dom Fernando Panico ordenou às 9h, do dia 17 de maio, na Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato, dentro das comemorações do ano jubilar, Ismael Vogas Evangelista Sousa, como presbítero, e Damião da Silva Peixoto, José Vicente dos Santos e Pedro André Bitú Bezerra, como diáconos. A celebração contou com centenas de pessoas que vieram participar deste momento tão importante para a vida da igreja, estando dentre padres, diáconos, familiares e amigos dos ordenados.

Na oportunidade o bispo ressaltou que os “diáconos, sacerdotes, bispos somos todos servos de Deus”. Ele disse que o sacerdócio não é invenção humana, mas sim dom divino e a palavra diácono, no novo testamento, significa servo, aquele que serve a Deus através dos mais pobres, dos perseguidos dos humildes. Lembrando as palavras do Papa Francisco, Dom Fernando pediu a Deus a graça dos homens servirem somente por amor, e não por poder, pois “somente deixando sermos moldados pela simplicidade, pelas bem- aventuranças, é que seremos servos com Jesus”.

Aos ordenados Dom Fernando pediu que acolhessem com responsabilidade e gratidão esta ordenação. Lembrou que o respeito filial, pedido no ritual do sacramento da ordem, aos bispos e os seus sucessores é de muita importância para fortificarem a unidade da igreja. Sobre isso ele disse “é somente através do respeito e do amor que teremos união”, e ainda “a salvação não vem das massas que conseguimos levar para a igreja, é a nossa conversão o primeiro passo para a salvação, é a resposta que procuramos dar aos apelos de Deus, que nos coloca no caminho certo. O sucesso não deve estar em primeiro lugar em nossas preocupações, não podemos esquecer que nós somos discípulos de um Cristo que foi morto em uma cruz, abandonado por todos, sendo através desta morte que Ele nos salvou e é esta morte que nós anunciamos na eucaristia até que Ele venha”.

O momento da ordenação não é importante só para os ordenados e os seus familiares, mas também para os seminaristas que estão vivenciando todo o processo de formação, como diz Rafael Sousa, 25, seminarista, “para nós é uma alegria muito grande por podermos conviver tanto tempo com aquele vocacionado, conhecermos as suas lutas de fidelidade para estar em comunhão com Deus. Vê-lo chegar neste dia tão sublime, que é a plenitude da vocação, a ordenação, sendo o que almejamos, o objetivo a qual Deus nos chama, é de muita felicidade. Vemos no testemunho daquele irmão a ajuda para chegarmos até lá, cada ordenação alimenta o nosso desejo de estar com Deus, alimenta nossa vocação, nos emociona, nos diz que cada vez mais o Senhor nos quer ao lado d’Ele”.

O recém-ordenado, Pe. Ismael, disse que sente neste momento o sabor da vitória e da presença de Deus em sua vida, como também agradeceu ao apoio dos padres formadores, do bispo diocesano, da família e de todos os amigos que o ajudaram a chegar até aqui.

As provisões destas ordenações encaminharam o Pe. Ismael para o Seminário São José, em Crato, o Diácono Vicente a Paróquia Senhor Menino Deus, em Aurora, o Diácono Pedro André, para a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Brejo Santo e o Diácono Damião a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Mauriti.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts