Frases de acolhida impressas em um papel colado ao lado da porta da secretaria paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Crato, desejavam as boas- vindas ao bispo coadjutor. “Dom Gilberto sua visita nos enche de alegria. Seja bem- vindo!”. Estas palavras, junto a recepção de lideranças da comunidade, abriram as portas para mais uma visita de dom Gilberto aos padres da diocese de Crato neste dia de hoje, 30 de setembro.
Pela manhã o bispo esteve no Santuário Eucarístico Diocesano, onde conversou com o monsenhor João Bosco Esmeraldo Cartaxo, e durante a tarde e a noite, esteve na Paróquia Nossa Senhora de Fátima para dialogar com o pároco, padre José Vicente Pinto de Alencar Silva, e os vigários paroquiais padre Cícero Luciano Lima e padre Lenilson Laurindo da Silva.

Como esta foi a primeira vez que dom Gilberto esteve nesta Igreja Matriz, antes de iniciar a conversa foi apresentada ao bispo a capela do Santíssimo Sacramento, o altar da Igreja, a cantina, sala de reuniões e o espaço externo.
O diálogo com cada padre tem durado em média entre duas e quatro horas. “É uma conversa tranquila, construtiva e edificante para nossa caminhada sacerdotal”, disse o padre José Vicente sobre este momento.
Ao chegar no início da noite, às 19h, foi dada uma pausa na conversa para que o bispo e os sacerdotes participassem, com a comunidade, da Santa Missa marcada especialmente para esta visita. A celebração, que fazia memória a São Jerônimo encerrando o mês da bíblia, contou também com a presença do monsenhor Manoel Feitosa e diáconos permanentes da paróquia.

Dom Gilberto agradeceu a acolhida da comunidade e falou da importância da vivência da palavra de Deus na vida do cristão. “Nós celebramos o mês de setembro, o mês da palavra e hoje a festa de São Jerônimo, tradutor da Sagrada Escritura. São Jerônimo dizia que ignorar a escritura é ignorar o próprio Cristo. Não tem outra maneira de nós conhecermos Jesus senão pelas leitura, principalmente dos evangelhos, das cartas e uma leitura não apenas individual, mas uma leitura comunitária”, disse.
O bispo ainda falou da importância dos círculos bíblicos e outras formas de leitura e vivência da palavra nas diversas pastorais de uma paróquia, afirmando que a Sagrada Escritura faz com que os cristãos amem mais a Deus, como também compreendam o amor de Deus por cada um. Como sugestão, dom Gilberto disse que todos sem exceção devem buscar uma proximidade maior com a palavra de Deus, alimentando-se diariamente dela.
A visita foi concluída com um jantar onde o bispo, padres, diáconos e leigos puderam se confraternizar.





