Nesse último sábado, 10 de setembro, o padre Arnaldo Pereira do Nascimento, reitor do Santuário Diocesano da Divina Misericórdia, em Barro (CE), recebeu a visita de Dom Gilberto Pastana de Oliveira. A visita foi realizada dentro do calendário de visitas aos padres de toda a diocese. Na oportunidade dom Gilberto passou pela primeira vez pela terceira Porta da Misericórdia aberta na diocese de Crato, por ocasião do jubileu extraordinário da misericórdia convocado pelo Papa Francisco.
Perguntado sobre a intenção da visita, o bispo coadjutor diz querer ter um melhor contato com os párocos e vigários da diocese para conhecer um pouco da história vocacional e de vida do sacerdote, seu plano pastoral paroquial, maneira de evangelização e assim conhecer desejos e anseios vividos na paróquia. Assim fará e está fazendo em todas as 55 paróquias da diocese. Sobre as romarias e peregrinações, dom Gilberto diz querer difundir e dar visibilidade às demais romarias e peregrinações que existem espalhadas por toda a diocese.

“Quero agradecer a acolhida, as pessoas que encontrei pela manhã. Cheguei em um momento que vi muitas crianças na catequese, os coroinhas. Visitei o santuário, tive contato com os mais idosos. Quero agradecer esse acolhimento, e depois pedir que cada um na sua devida pastoral, no seu devido movimento, se engaje cada vez mais procurando servir a Deus na sua comunidade, na sua pastoral e no seu movimento e que cresça mais o compromisso evangelizador de todos aqueles que habitam essa cidade do Barro, tendo como patrono Santo Antônio”, disse o bispo.
Dom Gilberto foi apresentado à diocese de Crato no dia 17 de julho deste ano como bispo coadjutor de dom Fernando Panico, nomeado no dia 18 de maio pelo Papa Francisco. Segundo o Código de Direito Canônico, no cânon 403, bispo coadjutor é “ um auxiliar com direito à sucessão, constituído pela Santa Sé, quando esta julga oportuno”.





