O ano jubilar está acontecendo na Diocese de Crato, e a forania II realizou no dia 10 de maio às 8h, a segunda assembleia, deste ano, agora no intuito de encaminhar as próximas atividades do centenário, avaliar a caminhada da forania em seu trabalho pastoral e ver como serão realizados os demais momentos celebrativos propostos no calendário anual.
Cerca de 50 lideranças da Forania II, entre padres e leigos, estiveram presentes na Associação Maria Mãe da Vida, ás 8h, onde aconteceu a segunda assembleia foranea, deste ano. Foram apresentados a avaliação das atividades realizadas, o planejamento dos próximos encontros e a participação desta região foranea nos momentos celebrativos do ano jubilar da Diocese de Crato.
Segundo o vigário foraneo, Pe. Francisco Luiz, a realização da assembleia tem como meta “buscar cumprir a responsabilidade com a nossa igreja, em nossa forania, para cumprimos bem a caminhada missionária”.
Uma das pautas foi a atividade que é desenvolvida pela Associação Maria Mãe de Deus, com mulheres que vivem em estado de vulnerabilidade. Para isso o Pe. Adolfo Serripierro, obstetra e padre da ordem dos camilianos, explicou o trabalho realizado por esta ordem lembrando que “1 em cada 4 partos realizados no Brasil é de adolescente. Temos em nossas paróquias realidades de mulheres que sofrem com abusos sexuais, adolescentes grávidas, envolvidas com drogas. Nós precisamos ir ao encontro dos mais necessitados, precisamos sair de dentro das nossas igrejas para levar ao outro a presença de Cristo. Aqui as adolescentes grávidas tem atendimento de pré-natal. As demais oferecemos curso de corte e costura e atividades artesanais. Realizamos visitas a estas mulheres e como forma de ajuda pedimos de vocês o incentivo ao voluntariado, busca por atendimento médico voluntário. Nós enquanto igreja, que luta pelas necessidades do nosso povo, não podemos fechar os olhos diante dessas situações. A doação de alimentos também é sempre bem- vinda”.
A assembleia foranea acontece a cada dois meses e para Adeleni Milfont, articuladora da Forania II, “temos que fazer reunião para avaliar a nossa caminhada e este é o intuito da assembleia. Eu considero que equipe que não se senta, que não se reúne, nem avalia e nem planeja”. Segundo Adeleni este momento propicia uma maior união com a diocese e com toda a igreja, ela ainda diz “na próxima reunião falaremos sobre o documento que está sendo concluído na 52ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, ‘Comunidade de comunidades uma nova paróquia’”.
Devido o retiro do clero, que acontecerá no mês de julho, a próxima reunião desta forania foi adiada para o dia 03 de setembro.
O ANO JUBILAR
Sobre o ano jubilar foram repassados os andamentos das atividades mais próximas.
Para o Jubileu Diocesano da Juventude, que acontecerá no próximo dia 18 a partir das 14h, em Santana do Cariri, o Pe. Cícero José, assessor diocesano de juventude, falou que a programação contará com peregrinação ao local do martírio da jovem Benigna Cardoso, show com a banda Nova Órbita e celebração de missa dentre outras coisas.
Sobre o Jubileu Diocesano das Famílias que será dia 03 de agosto, em Crato, os padres, José Claúdio da Silva e Francisco das Chagas Alves Ferreira, nomes referenciais, disseram que de 27 de julho a 02 de agosto todas as paróquias deverão celebrar a semana das famílias através do subsidio Hora da Família, culminando no dia 03 de agosto ás 17h na Sé Catedral, com a missa presidida por Dom Fernando Panico.
O Jubileu Foraneo da Catequese acontecerá no dia 28 de setembro na Paróquia de Santo Antônio, em Barbalha.
VIVENCIA MISSIONÁRIA
Outros pontos da caminhada missionária da forania foram discutidos neste dia, dentre eles, o encontro que será realizado dia 07 de junho pelas Comunidades Eclesiais de Bases para avaliação e apresentação do relatório do 13º Intereclesial de CEBs, que aconteceu em Janeiro na diocese de Crato. Para isso o Pe. Vileci Vidal, coordenador diocesano das CEBs, esteve presente.
O seminário diocesano também foi pauta. Ele trará como tema Comunidade: desafios e perceptivas, e acontecerá dias 08, 09 e 10 de setembro tendo como assessor o Pe. José Carlos Pereira, passionista, doutor em Sociologia pela PUC- SP. E o grito dos excluídos que acontecerá dia 07 de setembro e trará como tema “Ocupar as ruas e praças por liberdade e direito”.
O Frei Raimundo Barbosa e o Pe, Joaquim Claúdio de Freitas partilharam a vivencia do encontro diocesano da pastoral de romaria realizado em Caruaru- PE.
Os novos passos dados pela Pastoral de Comunicação Diocesana também foram apresentados, pois agora a diocese disponibilizará de um novo site para atender melhor a comunicação com as foranias e com todo o mundo. O endereço eletrônico é www.diocesedecrato.org





