“O seminário é um local de aprendizado para ser discípulo do Senhor. Nós não estamos prontos. É Ele que nos faz”. Estas palavras marcaram o primeiro encontro de Dom Gilberto Pastana com os jovens que estão em formação para o sacerdócio no Seminário Diocesano São José, na tarde de hoje, 29 de julho, dia do seu aniversário natalício.
Firmando o compromisso de estar com os seminaristas no período de 15 em 15 dias, o bispo coadjutor de Dom Fernando Panico, ainda destacou a importância das dimensões formativas e encorajou os jovens à confrontarem o homem que são, com o homem que devem ser, no intuito de viverem uma vida nova pautada na vontade de Deus.

O encontro aconteceu durante a assembleia de planejamento do semestre, momento que acontece no início de cada semestre letivo.
Na oportunidade, os seminaristas rezaram e presentearam o bispo com a estola comemorativa do jubileu pelo primeiro centenário da Diocese de Crato e um bolo que foi partilhado entre todos. Uma mensagem de acolhida a Dom Gilberto foi lida pelo seminarista Rafael Sousa.

Segue a mensagem na íntegra:
MENSAGEM DE ACOLHIDA A DOM GILBERTO PASTANA
Dom Gilberto, é duplo o motivo pelo qual hoje nos alegramos, primeiro por ocasião da sua visita ao nosso querido Seminário São José, que há 141 anos forma sacerdotes para a Igreja e para o serviço do povo de Deus, e depois por causa do seu aniversário natalício, que nos leva a festejar e nos alegrar neste dia feliz.
Nossa comunidade inicia uma nova etapa de sua caminhada neste semestre e acolhe a sua presença apostólica em nosso meio, como bispo coadjutor de nosso amado bispo diocesano D. Fernando Panico. Vocês, se assim nos permite falar a proximidade própria de uma família, são os nossos primeiros formadores, aqueles aos quais Nosso Senhor confiou a solicitude pelo rebanho da Igreja Particular de Crato e consequentemente por nós, pequena parcela de nossa diocese, mas especialmente necessitada de cuidado e atenção por causa da missão particular que a nós é confiada pelo Divino Mestre, nesta decisiva fase de preparação e formação para o sacerdócio.
Como uma família recebemos o senhor, somos os seus filhos espirituais, e como família queremos festejar o dom de sua vida e de sua vocação, agora partilhadas conosco. Receba o abraço filial e amigo de todos nós que habitamos o antigo casarão de São José, não apenas dos seus diocesanos, mas dos demais seminaristas das dioceses de Iguatu e Cajazeiras, que aqui acorrem para realizarem o seu processo formativo. Sentimo-nos muito felizes com a sua presença e, enquanto comunidade seminarística, nos apresentamos esperançosos e dóceis aos nossos pastores para continuarmos com êxito o caminho formativo neste tempo de graça em que somos especialmente envolvidos pela misericórdia do nosso Deus.
Receba as nossas boas vindas nesta casa que também é sua. Aqui partilharemos momentos agradáveis de convivência, aprendizado e discipulado. Aqui aprendemos a comungar da vida fraterna na reciprocidade, na alegria e também nas dificuldades, mas hoje, sobretudo, pela alegria. Desejamos ao senhor muitas felicidades, uma vida fecunda na graça de Deus e a saúde para bem desenvolver o sublime múnus episcopal, pedidos estes que confiamos à intercessão da Virgem Maria, a Mãe da Penha, e a São José, seu castíssimo esposo, patrono desta casa. E a todos nós, que o Bom Pastor nos conduza sempre à sombra do seu báculo, para que venha a nós o Seu Reino.





