Forania I se reúne para refletir sobre o Seminário Diocesano de Pastoral

Compartilhe:

Aconteceu dia 17 de julho às 8h, na Catedral Nossa Senhora a Penha, em Crato- CE, uma reunião com os padres e coordenadores de pastorais e movimentos da Forania I, Diocese de Crato, para ser discutido e apresentado o Seminário Diocesano de Pastoral que acontecerá dias 8, 9 e 10 de setembro, com o objetivo de dar continuidade a caminhada da diocese centenária.

O seminário terá como tema “Comunidade, desafios e perspectivas” e será assessorado pelo Pe. José Carlos Pereira, passionista, doutor em Sociologia pela PUC- SP. O assessor encaminhou a Diocese um material preparatório com conteúdo dinâmico que instiga a missionariedade e esse conteúdo será pauta de reuniões em todas as foranias, como aconteceu neste dia.

Segundo o Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Edmilson Neves, na vivencia de comemoração dos 100 anos da Diocese de Crato todos são chamados a analisar como podemos projetar a igreja para o futuro, por isso um dos pontos altos destas celebrações do ano centenário é o Seminário, pois nele será refletido o futuro da Diocese. “O jubileu não deve ser apenas uma celebração mas sim tem que deixar frutos”, afirmou.

Algumas indagações e sugestões foram apresentadas. O Pe. Emanuel Marcondes Sousa, pároco da Paróquia São Francisco de Assis, falou da necessidade de se ter uma evangelização de qualidade e não de quantidade. “A preocupação com o número de pessoas presentes nos eventos não indica a qualidade de aceitação do evangelho ou de engajamento nas paróquias, não podemos nos prender a números”, disse ele. Outro ponto destacado pelo padre foi a inexistência de um ecumenismo religioso que possa ir além de esporádicos eventos.

Angustias como a necessidade de boas condições para se catequisar e normas para realização dos sacramentos que visem a aproximação dos fiéis com a igreja, também foram apresentadas.

O Seminário é coordenado pela Comissão de Reflexão para o Jubileu, que tem a frente o Pe. Vileci Basílio Vidal. O coordenador disse considerar a realização do Seminário como a primeira etapa da assembleia diocesana e, segundo ele, é de muita importância por resgatar a dimensão missionária das paróquias, tendo no serviço a primeira exigência para a ação evangelizadora e no diálogo o caminho para uma igreja com o anuncio missionário eficaz.

Participarão do Seminário Diocesano de Pastoral, de cada paróquia, o pároco e mais três representantes.

 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts