Dom Fernando envia mensagem aos paroquianos de Santana do Cariri por ocasião da festa da padroeira

Compartilhe:

Na manhã de hoje, 26, os paroquianos de Santana do Cariri encerraram a festa da padroeira Senhora Sant’Ana e receberam uma carta de Dom Fernando Panico, Bispo da Diocese de Crato, que foi lida durante a missa solene presidida por Dom Gilberto Pastana.

Na carta Dom Fernando, que se encontra em Fortaleza em tratamento oncológico, lamentou por não estar estar com o povo neste momento, que já havia sido planejado, usando o ditado popular “o homem propõe e Deus dispõe”. O bispo ainda falou sobre o centenário paroquial. “Neste centenário paroquial, peço a Deus que possam descobrir, ainda melhor, qual é a grande meta que a vossa Paróquia deve perseguir para cumprir a sua missão. A paróquia pode realizar muitas atividades sociais, culturais e religiosas. Mas seu objetivo primordial é proporcionar aos seus membros uma rica e variada experiência da fé cristã católica, alimentada nas fontes da fé e da vida cristã, que são a Palavra de Deus, a Tradição viva da fé da Igreja, a Liturgia e a riqueza do seguimento de Cristo, segundo o Evangelho, manifestada na vida dos santos”, disse.

Leia a carta na íntegra:

DIOCESE DE CRATO-CE

Dom Fernando Panico-MSC, por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica,

Bispo Diocesano de Crato

 

Ao caríssimo Povo de Deus na

Paróquia centenária de Senhora Sant´Ana,
em Santana do Cariri, Diocese de Crato-CE
.

Caríssimos irmãos e irmãs,

Há mais de um ano, tinha planejado com o Pe. Paulo Lemos, vosso digníssimo Pároco, celebrar junto com vocês o momento mais alto da festa do centenário da vossa Paróquia, hoje. Mas, “o homem propõe e Deus dispõe”, diz o ditado. Impossibilidade de estar fisicamente presente no meio de vocês por motivos de saúde, tenham certeza do meu afeto pastoral por todos que fazem esta Paróquia centenária, “comunidade de comunidades”, no dia da sua Padroeira.

Saúdo, agradecido, a Dom Gilberto, meu querido irmão e Bispo Coadjutor, que está vivendo as primícias do seu pastoreio episcopal em nossa Diocese, partilhando as alegrias e as esperanças , as lutas e as conquistas de vocês, Povo de Deus romeiro e missionário na região do município de Santana do Cariri.

Saúdo com gratidão e estima o vosso Pároco, Pe. Paulo Lemos, os animadores e dirigentes de comunidades, os catequistas, os agentes de pastoral, os vocacionados, os Padres e as Freiras nativos da Paróquia de Santana do Cariri, como também os Padres, as Religiosas e todos os irmãos e irmãs leigos que vieram de outras Paróquias para esta solene concelebração de hoje. Saúdo as famílias, particularmente os avós – hoje lembrados por todos com especial carinho, os nossos jovens, adolescentes e crianças. Com toda a Igreja diocesana e com vocês, olho para a flor de pureza e de santidade que, entre outras, se destacou durante o centenário da vossa Paróquia: a Serva de Deus Benigna Cardoso da Silva. Em breve, se Deus quiser, viveremos juntos a imensa alegria de contemplar a nossa Menina Benigna coroada com a glória do martírio que a Igreja lhe atribuirá, elevando-a às honras dos Altares, Apressemos esta hora de Deus, com a nossa oração e com a busca de uma vida mais ajustada aos valores do Evangelho.

Neste centenário paroquial, peço a Deus que possam descobrir, ainda melhor, qual é a grande meta que a vossa Paróquia deve perseguir para cumprir a sua missão. A paróquia pode realizar muitas atividades sociais, culturais e religiosas. Mas seu objetivo primordial é proporcionar aos seus membros uma rica e variada experiência da fé cristã católica, alimentada nas fontes da fé e da vida cristã, que são a Palavra de Deus, a Tradição viva da fé da Igreja, a Liturgia e a riqueza do seguimento de Cristo, segundo o Evangelho, manifestada na vida dos santos.

A paróquia tem a missão de proporcionar aos fiéis muitas ocasiões de encontro com Cristo e, por meio dele, com Deus, no dom do Espírito Santo, à luz da Palavra de Deus, da Eucaristia e dos demais Sacramentos, da caridade atenta para com os pobres, doentes e todas as pessoas que sofrem, promovendo o Reinado de Deus, pela busca da justiça e da solidariedade.

Enfim, meu desejo e minha prece por vocês, neste centenário da Paróquia de Senhora Santana, é que a nossa experiência do encontro com Cristo seja favorecida pelo testemunho luminoso dos santos e mártires, que nos precederam na fé e enriqueceram a vida da vossa Paróquia com seu exemplo.

Recebam todos o meu abraço e a minha bênção.
Viva Jesus Cristo. Viva Senhora Sant´Ana. Viva a Menina Benigna. Viva a nossa Paróquia. Viva a nossa Igreja católica.

 

Fortaleza-CE, 26 de julho de 2016

+Dom Fernando Panico

Bispo Diocesano de Crato-CE

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts